Equipe de prevenção à dengue realizou a última operação do ano
Download
No último sábado, 30 de novembro, aconteceu a última Operação Bota-Fora do ano, realizada pelo Núcleo de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde. Os agentes do setor estiveram durante todo o dia nos bairros Granjaria, Horto Florestal e Recanto das Palmeiras, de onde foram retirados dois caminhos de lixo, entulho e recipientes que acumulam água. "Com esse trabalho, encerra-se o ciclo anual da operação, tendo atingido 100% dos bairros e distritos de Cataguases. Retornaremos a esta atividade a partir do segundo semestre do próximo ano", explicou o coordenador do Núcleo, Alencar Francisco Norte Júnior.
A Operação Bota-Fora é uma das muitas iniciativas preventivas à dengue empreendidas pelo Núcleo de Controle de Endemias no município, realizada geralmente antes do período chuvoso. Na oportunidade, os agentes do setor instruem a população sobre os cuidados básicos para evitar o acúmulo de água limpa e parada, principal criadouro do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. "Também realizamos a calafetagem de caixas d’água e vistoriamos latões que possam receber água da chuva e estejam em local aberto, dentre outras iniciativas", revelou Alencar Norte.
Ele também informou que já recebeu o resultado do Levantamento de Índice (LI) realizado no começo do mês de novembro em todos os distritos de Cataguases. "Foi encontrada a presença do mosquito da dengue em dois distritos: Vista Alegre, com um índice de infestação de 0,5%, e Sereno, onde o índice apurado foi de 2,49%. Em ambos os distritos, os depósitos predominantes foram tambores e bebedouros de animais", informou o coordenador, lembrando que índice aceitável de infestação, segundo o Ministério da Saúde, é menor que 1%. "Com estas informações, o Núcleo de Controle de Endemias está montando uma estratégia de trabalho com o objetivo de baixar os índices que encontramos nos distritos e nos bairros de Cataguases", concluiu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE