Em 02/12/2013 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Acontece quarta-feira, em Miraí, o II Fórum Regional de Desenvolvimento Sustentável

A Ademata vai criar e executar projetos de desenvolvimento da região

A Ademata vai criar e executar projetos de desenvolvimento da região

Download
A Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável Ecos da Mata – Ademata, vai realizar nesta quarta-feira, 4 de dezembro, um Fórum Regional, em Miraí, com a temática de Captação de Recursos, Microcrédito, Lei Geral e financiamento para o Desenvolvimento Regional Sustentável. A programação prevê mesas redondas de debate com representantes do Governo do Estado de Minas e instituições financeiras e a apresentação do Planejamento Estratégico da Ademata para 2014. O evento é aberto ao público e os interessados em se inscrever devem entrar em contato pelo email: [email protected].

ADEMATA está pronta para atuar na região
Realizada a assembleia de fundação com seus primeiros associados e devidamente registrada, a Ademata agora inicia uma nova etapa de trabalho, focada principalmente na prospecção de novos parceiros e no desenvolvimento do planejamento estratégico para os próximos três anos.

Com sede no Parque Guido Marlière (Horto Florestal), em Muriaé, a Agência caminha para sua autonomia completa. A Diretoria, depois de empossada, começa planejar o ano de 2014 e a estabelecer um plano de trabalho que contemple as macroetapas de gestão, de fortalecimento institucional, de elaboração de projetos e captação de recursos.

Grupos de trabalho dão continuidade à criação de projetos
A elaboração de projetos será uma frente de trabalho importante da Ademata em 2014, por isso, a agência está se empenhando em mobilizar os seis Grupos de Trabalhos – GTs e a estimular a criação de projetos nas áreas de preservação ambiental, desenvolvimento agropecuário, infraestrutura, turismo, serviços, comércio, indústria, educação, qualificação e cultura.
 
A retomada dos trabalhos teve início no segundo semestre do ano quando os coordenadores de cada Grupo revisitaram os projetos elaborados em 2012.Junto aos Consultores Técnicos dos GTs, Felipe Perdigão e Farley Faria, os grupos estão avaliando a viabilidade dos projetos e as possibilidades de financiamento.

Para o coordenador do GT de Serviços, Comércio e Indústria Cláudio Azevedo é relevante o entendimento do papel dos GTs dentro da Agência. "Esses grupos funcionam como pilares para o avanço regional, por meio do desempenho eprofissionalismo empregado por estes atores, destes que sairão os principais passos para o sucesso com projetos bem elaborados", afirmou. "Os GT's estão passando por um processo de resgate e retomada de trabalho. Além disso, o consultor Farley Faria busca dar efetividade ao grupo e autonomia criativa. A perspectiva é que estes grupos, no próximo ano, assumam o papel no qual foram destinados, ou seja, serem a alma criativa da Ademata", explicou Felipe Perdigão.

A ADEMATA
A Agência de Desenvolvimento Regional Ecos da Mata é o resultado de uma série de discussões acerca do desenvolvimento da região da zona da mata mineira, por meio do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável Ecos daMata. Foi criada com a finalidade de ser umaestrutura de governança, técnico-institucional,de caráter operativo, ou seja, que executa eidentifica projetos de desenvolvimento setorial,seleciona oportunidades e fomenta ações queotimizam soluções inovadoras.

Seu principal objetivo é unir pessoas empenhadas no fortalecimento do território,envolvendo os setores público, privado esociedade civil para planejar e executar projetos,levando em conta as necessidades e potenciais de desenvolvimento específicos regionais.
 


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável Ecos da Mata – Ademata

Tags: Ademata, Fórum Sustentável, Ecos da Mata, Miraí





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: