Diversas autoridades prestigiaram o lançamento do livro de poemas
Download
O Presídio de Cataguases realizou nesta quinta-feira, 28 de novembro, às 10h30, no auditório da Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, mais conhecido como "Colégio Cataguases", o lançamento do livro "Poetas da Liberdade", com poemas escritos por presos que estudam na escola que funciona dentro daquela unidade prisional enquanto cumprem suas penas. O livro foi elaborado por Ana Idalina de Carvalho, professora naquela escola.
O lançamento do livro contou com a participação do ex-detento Rafael Carvalho Oliveira, que escreveu o poema "Família", que diz, "Não vejo a hora de curtir a liberdade junto com minha família, vivendo e curtindo a felicidade... Agora te falo, qual foi meu mérito: abandonar o crime e fazer rap em um caderno." Outro poema que mostra o ótimo nível dos trabalhos que compõem a obra é do detento Airton Willian O. Figueira de Menezes. "As grades", que diz, "Hoje acordei e olhei para as grades: estou tentando me acostumar com elas porque sei que são fases... Para essa vida que me trouxe para as grades, eu nunca mais irei voltar".
O livro conta com quase cinquenta poemas, revelou Alan Neves, diretor geral do presídio e idealizador da publicação. "Tive vontade de mostrar para as pessoas que desconhecem o universo prisional, especialmente os jovens, a situação de alguém privado de liberdade e os trabalhos desenvolvidos pela ressocialização", explicou o diretor. Lá dentro, enquanto são ressocializados os presos tem acesso a escola, curso profissionalizante, trabalho, entre outros projetos socioculturais. "A ideia é mostrar novos caminhos ao reeducando e, também, proporcionar à Secretaria de Educação, caso queira, uma fonte de pesquisa que sirva como trabalho de prevenção à criminalidade em debates nas salas de aula," disse o Diretor Geral, Alan Neves.
Ainda durante o lançamento os presos autores autografaram a obra para os convidados enquanto era servido um coquetel por outro grupo de detentos que recentemente concluíram o curso de garçom realizado dentro do Presídio de Cataguases através do Pronatec. Prestigiaram o lançamento do "Poetas da Liberdade" o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Cataguases, Zeca Junqueira; a coordenadora da Defensoria Pública em Cataguases, Eliana Maria Oliveira Spíndola; a Juiza da Vara Criminal, Márcia Victoria Souza; os diretores do Colégio Cataguases e da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, responsável pela escola do presídio, Dowglas Rodrigues Moura e João Dioni Sarquer Augusto respectivamente, além de representantes do Tiro de Guerra e da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina. (Com informações de Idalina Carvalho e fotos cedidas pelo presídio de Cataguases)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE