Download
Nessa quinta-feira, 31 de outubro, o município de Cataguases recebeu oito novos pluviômetros semiautomáticos que auxiliarão os trabalhos da Defesa Civil em prol da segurança da população nos períodos de chuva. Os equipamentos foram custeados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Centro Nacional de Monitoramentos e Alertas de Desastres Naturais (Cemadan), e já estão instalados nos bairros Bela Vista (Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto), Pampulha (Escola Estadual Professor Clóvis Salgado), Taquara-Preta (Escola Estadual Professor Quaresma), Menezes (Escola Estadual Marieta Soares Teixeira), Dico Leite (Escola Estadual Astolfo Dutra), Santa Clara (Caic), Guanabara (Copasa) e no distrito da Glória, (Capela Mortuária).
Na próxima semana, mais um pluviômetro funcionará na torre de transmissão da empresa TIM e, conforme destacou Carlos Henrique Pires Júnior, coordenador da Defesa Civil de Cataguases, os novos equipamentos foram colocados em locais estratégicos para a prevenção de desastres naturais no município. "Por exemplo, no bairro Santa Clara, são registrados muitos deslizamentos de terra, então escolhemos o Caic como local de monitoramento. Outra escolha importante foi colocar um pluviômetro no distrito da Glória, porque através dele saberemos a quantidade de água que o ribeirão meia pataca trará ao município de Cataguases em determinado tempo de chuva", disse Carlos Pires.
Todo o trabalho de montagem dos pluviômetros foi realizado por oficiais do Exército Brasileiro. Carlos Alexandre Rodrigues Faria, representante da Defesa Civil de Cataguases, acompanhou as instalações dos equipamentos e destacou que eles medirão a quantidade de chuva precipitada em milímetros nos determinados locais, para enviar informações de monitoramento à equipe da Defesa Civil via aparelho celular, proporcionando maior rapidez nas ações que objetivam evitar vítimas em enchentes e deslizamentos de encostas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE