Audiência vai discutir onde será aplicado o dinheiro público em 2014
Download
Será neste sábado, 26 de outubro, de 9 às 14 horas, na praça Chácara Dona Catarina, a primeira audiência pública promovida pela Prefeitura de Cataguases com o objetivo de ouvir a população para a elaboração do orçamento para 2014. Com o lema "A Prefeitura quer ouvir você", a iniciativa é inédita na cidade e será repetida nos dias 29, 30 e 31 de outubro. "Trata-se de uma primeira experiência de gestão participativa de que se tem notícia em Cataguases. Todos os moradores estão convocados e poderão sugerir, opinar e, principalmente, ver incluído no orçamento a sua vontade e as necessidades de sua comunidade", explicou o assessor do Prefeito Cesinha Samor, Alex da Silva Carvalho.
Segundo ele, a ideia inicialmente era de que a iniciativa, também conhecida como gestão participativa, fosse itinerante e percorresse todos os bairros da cidade. "Não foi possível este ano, mas a ideia é de que isso aconteça nos próximos anos da administração do Prefeito Cesinha. "Trata-se de uma primeira experiência que, com certeza, vai nos mostrar a melhor maneira de conduzir o processo", informou o assessor, acrescentando que durante o evento todas as pessoas que forem à Praça Chácara Dona Catarina vão receber um pequeno formulário onde poderão colocar suas sugestões para o orçamento e depositar em urnas que ficarão espalhadas pelo local. Além disso, toda a equipe da Prefeitura, incluindo secretários, assessores, servidores e o próprio Prefeito estarão lá para sanar dúvidas, orientar e ouvir a população.
A gestão participativa (ou compartilhada), como o próprio nome sugere, compreende aquela em que todos os agentes envolvidos participam no processo decisório, partilhando méritos e responsabilidades. Dentro do processo democrático e descentralizador, a gestão participativa propicia igualdade de condições na participação e distribuição equitativa de poder, responsabilidades e benefícios. O modelo é utilizado com sucesso em empresas, instituições e governos. É um processo que visa o desenvolvimento, sem deixar de lado a participação do indivíduo. Dessa forma, passa a existir verdadeiro compromisso e cumplicidade. "O gestor e seus colaboradores dividem responsabilidades, participam do estabelecimento de objetivos e metas, debatem decisões e traçam os rumos a serem tomados. Assim prevalece a discussão de ideias, o respeito pela opinião alheia, a aceitação de experiências vivenciadas pelos outros, tudo baseado num diálogo aberto, franco, cristalino", conclui Alex Carvalho. (Foto: Gordinho Ktá)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE