Em 22/10/2013 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Dois médicos de Cataguases farão cirurgias de catarata no Hospital a pacientes do SUS

Convênio entre prefeitura e Hospital viabilizou as cirurgias

Convênio entre prefeitura e Hospital viabilizou as cirurgias

Download
Os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), que esperam há meses por uma cirurgia de catarata em Cataguases vão poder, enfim, realizar o procedimento. Um convênio assinado entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital de Cataguases, no dia 17 de outubro viabilizou as cirurgias naquela Santa Casa. Segundo a Secretaria de Saúde de Cataguases, existem hoje na fila de espera para o procedimento cerca de 250 pacientes. As cirurgias terão início imediatamente, conforme previsão do Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Antonucci.

Inicialmente, essas cirurgias seriam feitas no Hospital Olyntho Almada, em Astolfo Dutra, mas segundo fontes daquela Secretaria, uma série de informações desencontradas estava inviabilizando os procedimentos na cidade vizinha. Desta forma, o Secretário de Saúde Geraldo Antonucci decidiu sair na frente e solucionar a questão firmando convênio com o Hospital de Cataguases. "Como este é um compromisso do prefeito Cesinha, ao entrar na Secretaria fui informado da existência da Portaria do Ministério da Saúde, de número 1557, que nos credencia a fazer estas cirurgias uma vez que nossa gestão do sistema é plena. Além disso – completou - temos condições de atender a demanda".

imageAs cirurgias serão iniciadas imediatamente após a aprovação da iniciativa pelo Conselho Municipal de Saúde, que está reunido neste momento, em caráter extraordinário, segundo informou Geraldo Antonucci, para apreciar e aprovar a realização deste procedimento em Cataguases. Ele acrescentou que as cirurgias de catarata serão realizadas pelos médicos Marcelo Bogado e Josanda Vitói de Briceño, três vezes por semana, atendendo inicialmente vinte pacientes a cada dia, o que deverá zerar a fila de espera em um mês. "Ficamos muitos anos sem atendimento oftalmológico na rede pública de saúde, o que criou uma série de demandas na área, inclusive esta fila pela cirurgia de catarata. A partir de agora esta questão está definitivamente solucionada", destacou o Secretário. (Fotos: Hospital, Marcos Spínola; Cirurgia, reprodução internet)
 



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: catarata, médicos, Hospital de Cataguases, cirurgia





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: