A ação educativa nas escolas caminha paralela à limpeza nos bairros
Download
A equipe do Núcleo de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, continua seu trabalho de limpeza em vários pontos da cidade, como uma tentativa de prevenir um surto de dengue na cidade no próximo verão. Depois da limpeza realizada sob a ponte nova, que contou também com aparceria das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Agricultura e Meio Ambiente, além do proprietário de um sacolão que fica nas imediações da ponte, na Vila Tereza, o serviço também foi realizado debaixo da ponte metálica. "Na ponte nova tiramos três caçambas de entulho, principalmente de recipientes que contém água da chuva e podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Notamos também muita sujeira nos fundos de uma casa de eventos próxima à ponte e orientamos seu proprietário a colocar telas nas janelas, evitando assim que os frequentadores joguem na beira do rio copos descartáveis, garrafas e outros objetos. Já na ponte metálica, o volume de entulho coletado foi bem menor", explicou o coordenador do Núcleo, Alencar Norte Júnior.
Segundo ele, nesta quinta-feira, 17 de outubro, os agentes de saúde recolheram entulhos nos bairros São Vicente, Justino, Primavera, Paraíso, Sol Nascente, Taquara Preta, Recanto das Palmeiras, Morada da Serra, Thomé, Bela Vista, Leonardo e nas imediações da Praça Santa Rita, onde estudos anteriores apontaram grande incidência da doença. No bairro Leonardo, por exemplo, a limpeza aconteceu ao longo da linha férrea, local onde a população costuma jogar lixo doméstico. "É uma situação preocupante, pois o Núcleo limpa, a Ferrovia Centro Atlântica também faz a limpeza, mas a população continua jogando lixo no local", atestou Alencar, confirmando a ocorrência de mais um caso suspeito naquele bairro, notificado no dia 11 de outubro. "Fizemos o bloqueio de transmissão nas imediações da residência do paciente, mas sem a colaboração da população, nosso trabalho não obtém o êxito desejado", reiterou.
Ele também destacou que além desta verdadeira força tarefa realizada nesta quinta, que envolveu 48 agentes de saúde, o Núcleo de Controle de Endemias também está realizando palestras educativas em escolas, empresas e instituições da cidade, com apresentações dos educadores em saúde Élcio Ferreira e Anderson Moura. "Esperamos com isto criar multiplicadores de boas práticas com relação à prevenção à dengue, pois, além de evitar e prevenir uma doença que pode se agravar, este trabalho conscientiza a população quanto à destinação do lixo doméstico e a manutenção de seus terrenos, quintais e jardins limpos, capinados, destacando acima de tudo o papel de cidadão de cada um", disse o educador Elcio Ferreira. Alencar Norte destacou, ainda, que começa na próxima semana o Lira (Levantamento de Indice Rápido) em Cataguases, um estudo que servirá para orientar os próximos trabalhos de prevenção do Núcleo, já eu seu objetivo é investigar o índice de infestação do Aedes aegypti no município.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE