Prefeitura monta Plano de Contingência contra Enchentes, mas informa que o risco de inundações são mínimos
Download
O Prefeito Cesinha Samor reuniu-se nesta semana com todo o seu secretariado e alguns servidores do segundo escalão, bem como toda a equipe da Defesa Civil Municipal, para definir as últimas diretrizes do "Plano de Contingência contra Enchentes", que foi preparado ao longo dos últimos meses para atender a comunidade em caso de inundações na cidade, no período chuvoso que se aproxima. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Carlos Henriques Pires Júnior, não há razão para a população se alarmar. "Até o momento, temos previsões meteorológicas de chuvas um pouco acima da média do ano passado, porém, não significa que estas chuvas ocorram de uma só vez, mas sim ao longo dos meses, sem trazer maiores riscos de cheia dos rios, córregos e ribeirões que passam por Cataguases", afirmou.
Segundo ele, o Plano de Contingência é apenas uma precaução para uma eventualidade. "Com o plano cada secretaria, cada setor, sabe como e onde deve atuar, de maneira ordenada e coordenada, para minimizar ao máximo os efeitos de uma possível enchente, dano ao patrimônio e salvaguarda das pessoas, mas nada indica, até o momento, que teremos problemas significativos nos próximos meses", ratificou. Carlos Pires lembrou que a Defesa Civil Municipal está preparada para atender a população, e para tal conta com um pluviômetro instalado no Rio Pomba, nas imediações do Clube do Remo e recebeu mais seis destes equipamentos que serão colocados em diferentes pontos da cidade, inclusive em córregos e ribeirões. O pluviômetro mede o volume de água dos cursos d'água, fornecendo dados precisos e cronometrados no caso de cheia, inclusive monitorando o que pode estar acontecendo nas cabeceiras dos rios.
Além destes equipamentos, dois barcos e vários materiais de segurança, como coletes, roupas especiais, botas, entre outros, compõem o arsenal da Defesa Civil. Carlos Pires também adiantou que na próxima semana, os servidores do setor passarão por um curso de salvamento aplicado pela unidade do Corpo de Bombeiros de Ubá, no clube CAT. "Estamos sempre em busca de aprimorar nossos conhecimentos e contamos com o auxílio de equipes da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros para nos auxiliar a prestar um serviço melhor à comunidade, em caso de necessidade. Mas reafirmamos que não há necessidade de alarme. Tudo está sendo feito preventivamente e qualquer possível ocorrência a população será previamente avisada", concluiu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE