Zeca e Fuscão participaram da Conferência Estadual de Cultura
Download
Nesta segunda-feira, 14, o secretário de Cultura e Turismo de Cataguases José Ricardo Martins Junqueira (Zeca Junqueira) conversou com o presidente da Câmara Municipal, Fernando Pacheco Fialho sobre o Projeto de Lei Nº 19/2013, do Executivo, que "cria o Sistema Municipal de Cultura". Na oportunidade, Zeca Junqueira pediu para que o Projeto seja discutido e votado o quanto antes, "porque é fundamental para a Cultura de Cataguases", destacou.
Ficou decidido que na sessão ordinária da próxima terça-feira, 22, o Projeto estará na pauta da discussão dos vereadores e, segundo o secretário de Cultura e Turismo, é importante que todas as pessoas ligadas à Cultura se mobilizem e compareçam à ocasião da apreciação para se informarem do assunto. "Com a aprovação deste Projeto de Lei criaremos a base de trabalho para estabelecer o Plano Municipal de Cultura e consolidar a Cultura em Cataguases como política de Estado", ressaltou Zeca Junqueira.
O Sistema Municipal de Cultura também prevê a criação do Conselho Municipal de Política Cultural e a realização de fóruns temáticos, para que sejam analisadas as demandas culturais reais do município. Zeca Junqueira disse que "é determinação do Ministério da Cultura que o Conselho seja plural e representativo, porque será ele o responsável pela articulação do Plano".
Nos dias 25, 26 e 27 de setembro, foi realizada em Belo Horizonte a 3ª Conferência Estadual de Cultura de Minas Gerais e Cataguases foi representada por Zeca Junqueira, juntamente com Anderson Cabral e César Piva. Uma das propostas que serão encaminhadas à Conferência Nacional foi elaborada pelo secretário que quer a "garantia de recursos financeiros específicos para a construção, recuperação, revitalização e manutenção dos equipamentos de Cultura, tais como arquivos públicos, museus, teatros salas de cinema bibliotecas, escolas e praças, assegurando sua completa adequação nos parâmetros de acessibilidade".
"As Conferências Municipal e Estadual de Cultura representaram importantes momentos de discussão e elaboração de propostas para a Cultura no âmbito das três esferas, mas o que precisamos agora é organizar o cenário do município e o primeiro passo é a criação do Sistema Municipal de Cultura. Assim, poderemos promover a cultura de forma horizontal e gerar emprego e renda através da economia criativa que, sem dúvida, é a vocação de Cataguases", concluiu Zeca Junqueira. (Fotos: Anderson Fuscão)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE