Paulo e Renata durante o plantio de hortaliças na Escola Monsenhor Solindo
Download
Terminou neste sábado, 5 de outubro, o projeto "Unopar em Ação – Responsabilidade Social", na Escola Municipal Monsenhor Solindo. Trata-se de uma ação integrada dos alunos da Universidade Norte do Paraná, que mantém em Cataguases um de seus 480 polos de ensino à distância. Com sede em Londrina, a Unopar oferece na cidade dez cursos e tem matriculados 324 alunos, conforme informou a coordenadora pedagógica da instituição, Renata Abritta.
Segundo ela, o projeto desenvolvido na escola foi uma forma que a universidade encontrou de atuar positivamente na vida dos moradores das cidades onde está presente, levando solidariedade e o conceito de voluntariado. "Tudo começou no dia 28 de setembro, quando os alunos da Unopar implantaram aqui na Escola Municipal Monsenhor Solindo uma horta comunitária, sob a supervisão do biólogo Paulo Jacinto. A partir daí, eles também pintaram novas marcações na quadra esportiva, os jogos de psicomotricidade no pátio e os brinquedos do parquinho", contou animada. Renata, que também é diretora daquela escola municipal completou revelando que os alunos "se emocionaram com as novidades ao chegarem na escola".
Ela informou também, que no encerramento do projeto ocorrido no sábado, 5, o ponto alto foi o encontro dos alunos da escola e os da universidade que se conheceram, realizaram algumas atividades em conjunto e ainda saborearam um lanche feito especialmente para a ocasião. "Foi uma alegria e a culminância deste projeto que terá continuidade", garantiu Renata, que já pensa em novidades para o próximo ano. Enquanto o Verão não chega, os alunos da Monsenhor Solindo continuam cuidando da horta e se alimentando de sua produção, encerrou a diretora da escola municipal. Na horta, com seis canteiros, foram plantados alface, agrião, cebolinha, brócolis, cenoura, mostarda e taioba, além de um pé de caju e outras árvores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE