A equipe da Defesa Civil durante levantamento batimétrico no rio Pomba
Download
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Centro Nacional de Monitoramentos e Alertas de Desastres Naturais (Cemadan), vai contemplar Cataguases com novos pluviômetros. A princípio, serão oito equipamentos semiautomáticos que auxiliarão os trabalhos da Defesa Civil, em prol da segurança da população em períodos de chuva, porque, através dos pluviômetros será possível medir a quantidade de chuva precipitada em milímetros nos locais onde serão instalados e, a partir disso, traçar medidas que evitem tragédias relacionadas à enchentes e deslizamentos de encostas.
No último dia 18, os pesquisadores Wendel Rondinelli Gomes Farias e Ricardo Balzani Nascimento Godinho, em companhia do coordenador da Defesa Civil de Cataguases Carlos Henriques Pires Júnior, realizaram um mapeamento do município, traçando pontos estratégicos para a instalação dos pluviômetros. Foram escolhidos locais situados nas Escolas Estaduais Francisco Inácio Peixoto, Clóvis Salgado, Professor Quaresma, Marieta Soares Teixeira e Astolfo Dutra, nas Escolas Municipais Caic e Idaic e em uma área central no distrito da Glória. Os equipamentos devem estar funcionando em até quarenta dias.
Segundo Carlos Pires, com a instalação dos novos pluviômetros, a Defesa Civil receberá informações de precipitação de chuva através de celular, o que agilizará os trabalhos de prevenção a desastres naturais. O coordenador destacou que "os pontos escolhidos foram estratégicos, por exemplo, no bairro Santa Clara historicamente são registrados muitos deslizamentos de terra, então escolhemos o Caic como local de monitoramento. Outro ponto importante será o do distrito da Glória, que possibilitará saber a quantidade de água que o ribeirão meia pataca trará ao município de Cataguases em determinado tempo de chuva", completou Carlos, completando que no rio Pomba já existe um pluviômetro automático. (Foto: Arquivo Defesa Civil)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE