Hospital do Câncer de Muriaé lançou sua campanha de mobilização nesta segunda-feira
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O Hospital do Câncer de Muriaé – Fundação Cristiano Varella (FCV) lançou, ontem (30/09), a campanha "Outubro Rosa", criada para celebrar o mês de combate ao câncer de mama.
Para esta edição da campanha, a instituição firmou parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Muriaé e com a Secretaria Municipal de Saúde para intensificar as ações de prevenção e conscientização sobre o câncer: "Vamos aumentar nossos trabalhos de divulgação, levando mais informação à população da cidade e da região. Vamos abrir espaço para a realização das mamografias aqui e, além disso, faremos distribuição de folders, e teremos a iluminação especial de nossos prédios", explicou o diretor da Fundação, Sergio Henriques.
O movimento "Outubro Rosa", que dura o mês inteiro, busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2010, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama.
Em Muriaé, além das campanhas de conscientização, serão realizados mutirões de preventivos e mamografias em diversos bairros da cidade. No próximo sábado (5), a ação irá acontecer no Aeroporto, Cerâmica, Dornelas, Franco Suíço, Gaspar, Joanópolis e São Cristóvão, e também nos distritos de Boa Família, Macuco e Itamuri. Já no dia 15, será a vez dos bairros Planalto, Barra II, Primavera, Inconfidência, Santana, Santo Antônio, Cardoso de Melo, São Francisco, São Gotardo, São Pedro, Santa Terezinha e Padre Tiago (antigo Marambaia).
A Fundação Cristiano Varella lembra que os exames devem ser marcados nos Postos de Saúde da Família, de cada bairro, com antecedência. O atendimento será prioritário para mulheres com idade entre 25 e 64 anos. A requisição de mamografia será entregue a todas as mulheres na faixa-etária de 45 e 69 anos – a mais propícia ao câncer, conforme o Ministério da Saúde.
O Outubro Rosa
O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
O movimento começou nos Estados Unidos, na última década do século XX, quando o laço foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas para a prevenção do câncer de mama, denominando-as como "Outubro Rosa".
Para sensibilizar a população, inicialmente, as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes de câncer de mama, partidas de boliche, entre outras.
Já a ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, etc., surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o "Outubro Rosa" tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
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