Em 21/09/2013 às 13h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Aconteceu, na noite desta sexta-feira, 20, em Cataguases, a 1ª Conferência Municipal da Juventude, evento que levou os participantes ao debate de ideias e à construção de propostas de implementação das políticas públicas voltadas aos jovens do município. Ao início do encontro, realizado no auditório da Policlínica Municipal, o palestrante José Flores, profissional com ampla experiência na realização de projetos esportivos, orientou todos os presentes a "pensar na Juventude, tendo em vista que o fundamental para ela é, acima de tudo, viver sobre princípios morais e éticos".
José Flores destacou a influência dos meios de comunicação e das redes sociais no cotidiano dos jovens que acabam se expondo maciçamente na ânsia de ter voz. "O problema é que muitas famílias esquecem-se da responsabilidade de educar os filhos e por isso acreditam que esse compromisso é de outras instituições, como as escolares, religiosas, esportivas e culturais. É impossível pensar em políticas públicas sem olhar para essas responsabilidades", disse o palestrante, lembrando que "não adianta investimentos em políticas públicas se a Juventude não tiver base para aprender boas práticas".
Ao longo da Conferência, cujo tema foi "Juventude em Rede para a Cidadania", os participantes se dividiram em dois grupos de discussões e realizaram diversas proposições que serão encaminhadas à próxima etapa do evento, marcada para o período de 2 a 10 de outubro, em Araxá. As propostas tiveram como eixos norteadores os temas "Cultura e Conexão", "Diálogo com o governo", "Direitos de se associar", "Educação", "Formação profissional, empreendedorismo e emprego", "Objetivos do milênio", "Respeito às diferenças", "Segurança", "Sexualidade", "Vida saudável" e "Políticas sobre drogas".
O secretário municipal de
Esportes, Ricardo Dias, ressaltou que a realização da Conferência da Juventude
é de suma importância para Cataguases, pois garante a representatividade do
município na próxima etapa do evento. "A Conferência é um momento de definir o
futuro da Juventude de Cataguases", lembro. De acordo com o vereador Vinícius
Machado, "a Conferência da Juventude abre uma gama de fatores que vão propiciar
a nós gestores públicos levarmos ao nível estadual as demandas do nosso
município para a Juventude. Cataguases não tem uma política específica para os
jovens e a intenção é construí-la." Explicou o vereador. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
Veja mais fotos na galeria abaixo.
Autor: Paulo Victor Rocha