Download
Pelo menos cinco pessoas foram mortas quando homens armados invadiram um shopping center em Nairóbi neste sábado e abriram fogo, disseram testemunhas.
Helicópteros da polícia circulavam na capital queniana e policiais armados gritavam para que as pessoas saíssem do local, com dezenas de compradores fugindo do prédio. Saía fumaça por uma das entradas e testemunhas disseram ter ouvido explosões de granadas.
Outros disseram ter visto cerca de cinco assaltantes armados invadirem o shopping Westgate e que o incidente parecia ser um ataque ao invés de um assalto a mão armada.
O grupo militante somali al Shabaab já havia ameaçado atacar o shopping Westgate, que é popular entre a comunidade de expatriados da cidade.
Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo incidente.
Pelo menos duas dezenas de feridos foram levados em macas e carrinhos de compras. Muitas das vítimas tinham vários ferimentos leves, aparentemente causados por detritos. Outras saíram andando, algumas com roupas ensanguentadas enroladas em feridas.
Questionado se o ataque havia sido um assalto, um policial paramilitar disse: "Não, (foi) terrorista". Não houve, no entanto, nenhuma declaração oficial da polícia sobre a motivação do grupo.
A polícia isolou as ruas em torno do shopping, que fica no bairro central Westlands.
Não houve reação imediata do grupo al Shabaab, da Somália, que é ligado à al Qaeda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE