Em 21/09/2013 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
O titular da Pasta e seu assessor José Esteves Neto, quando solicitados, levaram os alunos à sala de projeção do Cine Edgard, para que pudessem conhecer os equipamentos que eram utilizados na exibição de filmes antes da interdição do local, realizada a 26 de abril de 2013. Zeca Junqueira reiterou que o prédio foi desativado pelo Corpo de Bombeiros porque oferecia riscos à população e revelou que o Edgard é considerado patrimônio histórico pelo IPHAN.
"Trata-se de um espaço de grande importância para o povo de Cataguases, mas quando assumimos a gestão e constatamos os diversos problemas apresentados, não nos restou outra solução a não ser solicitar vistoria técnica do local, o que resultou na desativação do cinema", destacou Zeca Junqueira, lembrando que "a Prefeitura de Cataguases continua em processo de desapropriação do prédio e acredito que brevemente teremos uma posição favorável sobre a situação do Edgard", completou.
O trabalho realizado pelos alunos será exposto na Feira do Colégio Equipe, que acontecerá durante a manhã do dia 18 de outubro. Os estudantes destacaram que a escolha do tema Fotografia se deve ao fato de as pessoas terem grande interesse pelo assunto. "Depois que decidimos o foco do trabalho, resolvemos destacar a importância que Cataguases tem para história da fotografia e do cinema nacional, uma vez que por aqui passou Humberto Mauro e Pedro Comello, nomes que estão entre os pioneiros dessas atividades no Brasil", destacou Maria Fernanda. O secretário de Cultura orientou os alunos a procurarem outras informações sobre o tema no acervo do Arquivo Público Municipal, aproveitando para parabenizá-los pela iniciativa da pesquisa. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
Autor: paulo Victor Rocha