Em 19/09/2013 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases tem mais um caso de suspeita de dengue

A equipe da Dengue colhe material onde o mosquito pode se procriar

A equipe da Dengue colhe material onde o mosquito pode se procriar

Download

Desta vez, a suspeita de dengue foi constatada em um morador do bairro Santa Clara que, na noite de terça-feira, 17 de setembro, deu entrada em uma unidade de saúde do município com os sintomas da doença. Assim que foi notificado, o Núcleo de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde iniciou os procedimentos padrões, mesmo sem a confirmação sorológica da doença. Conforme informou o coordenador daquele setor, Alencar Francisco Norte Júnior, na manhã de quarta-feira, 18, uma equipe de agentes de saúde saiu a campo para iniciar a operação de bloqueio de transmissão nas proximidades da residência do paciente. "Por isso é importante que toda a suspeita seja imediatamente notificada", lembrou.

O coordenador explicou que o bloqueio consiste na delimitação de um raio de 100 metros da residência da pessoa com os sintomas da doença, onde é feita uma varredura, com o tratamento focal nas casas que se enquadram no raio e também a utilização no local de uma bomba com inseticida para combater o Aedes Aegypti em sua fase adulta. "Este procedimento é preventivo, uma vez que a doença ainda não foi confirmada, mas é o alerta de que pode estar presente na região", explicou Alencar Norte, informando ainda que foram encontrados muitos depósitos que acumulam água na região, além de lixo e entulhos, principalmente em terrenos baldios na Rua Nelson Batista, que foram retirados do local pelos agentes.

Este novo caso suspeito de dengue soma-se a outros dois já constatados nos bairros Beira Rio e Taquara Preta, também notificados recentemente. Alencar Norte destacou que esses casos surgiram antes mesmo do período chuvoso, que começa depois da primavera. "Mais uma vez reiteramos a necessidade da população tomar os cuidados para evitar criadouros do mosquito durante todo o ano, pois uma chuva que caia pode tornar qualquer recipiente esquecido a céu aberto em local ideal para o desenvolvimento do mosquito. Também é bom lembrar que já constatamos na região um novo tipo de vírus da doença, o tipo 4, em que a maioria da população não possui imunidade, o que pode causar uma epidemia nos próximos meses", alertou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: dengue, Endemias, Saúde, Secretaria





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: