Download
De óculos escuros, o diretor artístico do Balé Bolshoi, Sergei Filin, retornou ao trabalho nesta terça-feira para dirigir a trupe em uma nova temporada, oito meses depois de quase ter perdido a visão devido a um ataque com ácido.
O atentado contra Filin, que retornou à Rússia no fim de semana após sete meses de tratamento em uma clínica na Alemanha, expôs amargas rivalidades na principal instituição cultural russa, onde Filin, de 42 anos, tinha o poder de criar ou arruinar carreiras.
Com os óculos escuros e piscando sob as luzes brilhantes do salão principal do teatro, incrustrado em ouro, o diretor artístico agradeceu o apoio dos fãs.
"Eu me sinto bem e minha condição é estável o suficiente para estar aqui na abertura da temporada e assumir o trabalho", afirmou Filin, com os olhos visivelmente inchados.
"Estou muito contente por ver vocês", disse ele à multidão, algumas horas antes da primeira performance da nova temporada do teatro.
A porta-voz do Bolshoi, Katerina Novikova, afirmou que depois do atentado Filin foi submetido a pelo menos 22 operações nos olhos e rosto, e ele contou que outras serão realizadas na Alemanha.
Filin também agradeceu à sua vice, Galina Stepanenko, por ficar no lugar dele "neste momento difícil durante a minha ausência". Katerina afirmou que ainda será necessário ver quais tarefas Filin poderá assumir, já que há mais operações planejadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE