Em 16/09/2013 às 20h13 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Nesta segunda-feira, 16 de setembro, o Núcleo de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um curso de capacitação para cerca de 40 novos agentes de saúde, contratados pelo município em 2013. Conforme explicou o coordenador daquele setor, Alencar Francisco Norte Júnior, o curso contou com uma parte teórica, em que os agentes receberam informações sobre tratamento focal e pesquisa larvária, de modo a contribuir com as inspeções feitas por eles em buscas de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
A segunda etapa do curso foi prática, quando os agentes aprenderam a colher as amostras de larvas. O coordenador explicou que esse treinamento é realizado quatro vezes ao ano, sempre nas proximidades de um Lira (Levantamento de Índice Rápido), operação efetuada pelo setor para antever a possibilidade de existência de larvas do mosquito no município. Este ano, os cerca de 50 agentes de saúde lotados no Núcleo de Controle de Endemias, sairão às ruas no próximo mês, antes do período chuvoso.
Alencar Norte Júnior lembrou que a cidade já possui dois casos suspeitos da doença e que o combate à dengue depende muito da contribuição da população. "Manter seus quintais e lotes limpos, caixas d’águas tampadas, os pratinhos de vasos de planta com areia, entre outras iniciativas já ajudam bastante a evitar a doença e essa é uma atitude que deve ser de todos e realizada o ano todo", advertiu. (Fotos: Cristina Quirino)
Autor: Cristina Quirino