O Secretário de Saúde explicou que o momento ainda é propício tanto para o vírus H1N1 quanto para o vírus da dengue e, por isso, os cuidados devem ser redobrados.
Download
O Secretário Municipal de Saúde de Cataguases, Alexandre Castelar de Lacerda, recebeu a reportagem do Site do Marcelo Lopes na tarde desta quarta-feira, 11 de setembro, para alertar a população sobre os cuidados que ainda devem ser tomados com relação à gripe causada pelo vírus H1N1. O médico, que também atua na cidade vizinha de Miraí, participou esta semana de uma reunião naquela cidade, organizada pela Regional de Saúde de Ubá, a qual o município pertence, para falar sobre o assunto.
Segundo ele, todos os médicos daquela regional estiveram na reunião, que foi deflagrada em função de casos da doença recentemente confirmados em Miraí e outras cidades da região. "Já são três casos de H1N1 em Miraí e isso muito nos preocupa, porque se trata de uma cidade muito próxima a Cataguases e muitas pessoas que moram lá trabalham aqui, e vice-versa", explicou Alexandre Lacerda.
No entanto, o Secretário afirmou que a população de Cataguases não deve se alarmar, pois aqui não foi registrado nenhum caso de gripe causada pelo vírus H1N1. "Mesmo assim, as pessoas não devem se descuidar e sempre lavar as mãos, usar o álcool gel, evitar lugares fechados e, em caso de qualquer suspeita de gripe mais forte, com febre alta, dor de cabeça e tosse persistente, procurar o serviço de saúde mais próximo", lembrou.
O Secretário também informou que já se reuniu com todos os médicos que atendem a população de Cataguases nas unidades de saúde e no Pronto Socorro Municipal para orientá-los, em casos de suspeita da doença, a iniciar imediatamente o tratamento com a medicação Tamiflu, que trata tanto a gripe comum como a causada pelo vírus.
Dengue
Na oportunidade, o Secretário Alexandre informou também que a cidade já começa a registrar os primeiros casos de dengue. "Com a proximidade da primavera e as eventuais chuvas deste período, as condições para o desenvolvimento do mosquito transmissor da doença ficam ideais. Por isso, é preciso redobrar os cuidados para evitar o acúmulo de água limpa e parada em recipientes como pratinhos de vasos de planta, pneus velhos, entre outros, já bastante conhecidos da população. Aliás, esse comportamento deve ser mantido o ano todo, pois a prevenção é o melhor tratamento para a dengue", alertou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE