Em 07/09/2013 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
O confronto para decidir o terceiro lugar da competição também foi emocionante até o último minuto e, persistindo o empate em 2x2 na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis e o México Sul ganhou da Argentina. Segundo Jan Gauna, vice-presidente da Federação Mexicana de Futebol de Amputados, "foi um campeonato muito forte, muito quente, mas achamos um momento contra a Argentina e vencemos. Voltamos para casa com outra ideia, com outra motivação para disputarmos a Copa do Mundo e a próxima Copa América que serão disputadas no México, em 2014 e 2015 respectivamente", disse Jan que também enfatizou a importância da equipe México Norte ter chegado à final contra o Brasil.
O técnico da Seleção Brasileira, Luiz Henrique Mendonça, destacou que todos os jogadores são vencedores, independente de qualquer resultado, porque eles são campeões todos os dias na vida. "Tenho muito orgulho de estar com esta equipe. Parabéns a todos", disse Luiz. O capitão Ademir Cruz de Almeida ressaltou o trabalho em equipe da seleção que levou ao resultado positivo e fez agradecimentos. "Agradeço à Prefeitura de Cataguases, à Secretaria de Esportes e a toda a população pela acolhida", disse Ademir.
Ao final dos jogos, o prefeito Cesinha Samor entregou as medalhas e troféus às equipes campeãs, e destacou a importância da Copa América de Futebol Para Amputados para o Esporte da região, uma vez que é um evento internacional e voltado à divulgação do paradesporto. Cesinha também ressaltou a dedicação de Ricardo Dias em prol do Esporte na cidade. O titular da Secretaria de Esportes, por sua vez, agradeceu ao prefeito e parabenizou o Brasil pelo título e as demais equipes "que fizeram da competição um espetáculo". O jogador Charles, do México Norte, foi eleito o melhor da competição e Eduardo, da mesma equipe, foi o artilheiro, com quatro gols marcados. Já o título de goleiro menos vazado ficou com o brasileiro Marco Antônio.
Além do bicampeonato da Copa América
de Futebol Para Amputados, o Brasil é tetra campeão mundial da modalidade,
tendo conquistado os títulos em 1999, 2000, 2001 e 2005. O evento realizado em
Cataguases e Leopoldina foi uma parceria entre Associação Brasileira de
Desportos para Amputados, Secretarias Municipais de Esportes e de Assistência
Social de Cataguases, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de
Leopoldina e Governo de Minas Gerais.
Veja mais fotos na galeria abaixo.
Autor: Paulo Victor Rocha