A Agência realiza sua primeira atividade envolvendo os municípios participantes (foto ilustrativa)
Download
A Agência de Desenvolvimento Regional Ecos da Mata (Ademata) promove na sexta-feira, 30 de agosto, o Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável, desta vez no IF Sudeste – Campus Muriaé. Na pauta, a linha do tempo "Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável Ecos da Mata", e a mesa de conferência "O papel das Agências Regionais para o Desenvolvimento", com Pedro Rigo, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). Em seguida, será apresentado o painel "Governança Regional com planejamento", e os membros da diretoria da Ademata. O evento, que tem início às 8h30 com o credenciamento dos participantes e café da manhã, tem o apoio do Grupo Votoratim.
O Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável Ecos da Mata iniciou suas atividades a partir de um diagnóstico socioeconômico e ambiental realizado em 2010, cujos resultados indicaram as características e vocações locais. Assim, em 2011, foram estabelecidas três frentes de atuação, focadas no Turismo Rural, na capacitação de Gestores Públicos locais e em um Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável. As iniciativas envolviam nove cidades da Zona da Mata Mineira e, durante aquele ano, foram realizados dez encontros do Fórum, que resultaram na construção coletiva do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) contemplando uma agenda de ações prioritárias nas diferentes dimensões da realidade econômica, social e ambiental e na formação de grupos de trabalho.
No ano passado foram realizados outros sete encontros, sendo quatro do Fórum e mais quatro encontros dos Grupos de Trabalho. Em todos os encontros foram abordados conceitos relevantes para a formação das bases estruturantes do Fórum, incluindo as temáticas de governança, desenvolvimento local, elaboração de projetos e planejamento estratégico. Na oportunidade, foram definidos os parâmetros estratégicos do Fórum e a discussão sobre seu modelo de governança, que culminou, em 2013, na ideia de criação de Agencia de Desenvolvimento Regional Ecos da Mata (Ademata).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE