Cesinha e José de Alencar no Monumento a José Inácio Peixoto
Download
O Prefeito de Cataguases Cesinha Samor levou, na tarde desta segunda-feira, 26, os jornalistas Jorge Fábio Nascimento, que apresenta o programa Revista do Rádio, na Rádio Cataguases AM e edita o Primeiro Jornal, e Marcelo Lopes, editor deste Site, e o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José de Alencar Farage até à Praça José Inácio Peixoto, a "pracinha da Vila Tereza", onde está o "Monumento a José Inácio Peixoto". O motivo da visita àquela obra de arte de Cataguases foi anunciar que a Prefeitura acabara de assumir a manutenção e conservação do conjunto.
O "Monumento a José Inácio Peixoto" foi inaugurado em 1958 e construído por iniciativa dos funcionários da Companhia Industrial Cataguases em homenagem ao industrial José Inácio Peixoto. A obra é composta da escultura "A Família", de Bruno Giorgi, e o Painel "As Fiandeiras", de Cândido Portinari e Américo Braga. A sua conservação vinha sendo feita desde então por aquela empresa e agora, conforme revelou o prefeito, "já está sob a responsabilidade do município e nós já estamos cumprindo a nossa parte, que é cuidar deste belo monumento, que também é uma obra de arte", destacou.
Cesinha disse que toda a praça José Inácio Peixoto está recebendo melhorias. "Algumas árvores aqui foram atacadas por pragas e estão morrendo, e nós vamos plantar outras no lugar", revelou. Uma delas será "Pau-brasil", doação feita por Jorge Fábio, e as demais, serão escolhidas por José de Alencar. Além das árvores, a praça vai ganhar mais bancos e a iluminação está sendo trocada, completou o prefeito. Com relação ao Monumento, Cesinha aguarda a visita de técnicos do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - para avaliar o estágio atual de conservação do local que necessita cuidados urgentes. De acordo com ele, "o pequeno lago para formar o espelho d'água está com vazamento e por isso precisa ficar seco sob risco de vir a comprometer o painel 'As Fiandeiras'", contou.
Isto não é só: um olhar mais atento verá os estragos que o tempo está fazendo naquela obra de arte. Parte do granito da escada que dá acesso ao local está solto; a escultura "A Família" está suja; no teto do Monumento há infiltrações e pequenas rachaduras e as luminárias não funcionam. Também será feita uma avaliação de toda a parte elétrica do local e no painel "As Fiandeiras". E ainda a recuperação da grama, limpeza de todo o granito e do corrimão que dá acesso à parte de cima do local. Tudo deverá ser custeado pelo municipio, mas Cesinha disse esperar também obter recursos do IPHAN. Confira nas fotos da galeria abaixo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE