Em 12/08/2013 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Conferência de Assistência Social aprova propostas que serão levadas à etapa estadual

Um dos grupos de discussão formados na Conferência

Um dos grupos de discussão formados na Conferência

Download
A IX Conferência Municipal de Assistência Social de Cataguases elegeu, na última sexta-feira, 9, diversas propostas de ações para melhorar os serviços socioassistenciais realizados nas esferas federal, estadual e, sobretudo, municipal.  Essas proposições foram construídas tendo como base os eixos-temáticos "Co-financiamento obrigatório da Assistência Social", "Gestão do Sistema Único de Assistência Social", "Gestão de Trabalho", "Gestão de Serviços", "Gestão de Benefícios no SUAS" e "Regionalização",  que nortearam as discussões do evento, cujo tema foi "A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS".

Participaram dos estudos e elaborações de propostas membros do Conselho e da Secretaria Municipal de Assistência Social, bem como representantes de entidades prestadoras de serviços socioassistenciais no município e membros da sociedade civil interessados no debate. Dentre as deliberações aprovadas na Conferência estão as que apoiam a realização de concurso público e a elaboração de plano de carreira para profissionais do setor, além da educação permanente dos trabalhadores em Assistência Social.

image

A plenária aconteceu no Salão Social da Matriz Nossa Senhora do Rosário, também escolheu a proposta de apoiar a PEC 431, que visa destinar pelo menos 5% dos recursos do orçamento da União Federal, Estados, Distrito Federal e Municípios para custeio da Assistência Social. Além dessas, outras duas importantes propostas foram concretizadas tendo como objetivos criar a Vigilância de Assistência Social e dar publicidade ao direito do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O Secretário Municipal de Assistência Social Vanderlei Teixeira Cardoso destacou que "todas as propostas foram estudadas e debatidas com propriedade por todos os membros da plenária", ressaltando que "a Conferência foi positiva e de grande importância para a implementação do SUAS". Vanderlei também disse que "os funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social são atentos às responsabilidades do setor e cientes da relevância que possuem os serviços prestados à comunidade". Ao final da Conferência, foram eleitos os delegados que levarão as propostas de Cataguases para a Conferência Estadual de Assistência Social, a ser realizada nos dias 16, 17 e 18 de outubro. (Fotos: Anderson Fuscão)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: SUAS, propostas, eixos-temáticos, Conferência





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: