Professores e alunos aprendem novas técnicas de ensino-aprendizagem
Download
A Biblioteca Digital Josué Inácio Peixoto, do Instituto Francisca de Souza Peixoto, capacita professores das escolas de Cataguases para que eles possam utilizar a tecnologia como uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O projeto "Uso das Tecnologias na Educação", coordenado por Andrea Toledo, já atendeu a cerca de 15 mil alunos nos seus 13 anos de trajetória e diversas vezes foi reconhecido por sua eficiência e inovação.
Andrea (foto abaixo) destaca que "o projeto já foi premiado pela Microsoft e escolhido duas vezes pela Fundação Telefônica como um dos 57 projetos mais importantes de inclusão digital do país", lembrando que "não estamos falando de um laboratório de informática em que os participantes aprendem, por exemplo, a digitar texto e fazer planilha. O objetivo do projeto é preparar o professor para que ele aproveite os recursos e potencialize o conhecimento dos conteúdos transmitidos em suas aulas", completou a coordenadora.
Além desse, outros projetos são realizados pela Biblioteca Digital, objetivando incentivar a leitura, a escrita e o gosto pelas artes. Dentre eles, destaca-se o "Escrevendo com o escritor", que é realizado semestralmente e envolve cerca de seiscentos participantes por edição. Sobre esse projeto, Andrea ressalta que "existe um momento de pesquisa da obra e do autor estudado e, em seguida, a etapa da grande festa, em que os alunos encontram com o escritor e conversam sobre processo de criação, importância da leitura, entre outros assuntos", explica.
O próximo autor a participar do "Escrevendo com o Escritor", em novembro, será Álvaro Otoni e, segundo a coordenadora, os alunos já estão ansiosos. "Eu gosto muito do trabalho na Biblioteca Digital e acredito que os alunos também gostem e, aprendem com o que é desenvolvido aqui todo ano, de março a novembro, com as escolas públicas interessadas em participar", finalizou Andrea.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE