Em 08/08/2013 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Câmara presta homenagem ao Coronel Vieira no centenário da escola que leva seu nome

Os alunos cantaram o hino da Escola Estadual Coronel Vieira

Os alunos cantaram o hino da Escola Estadual Coronel Vieira

Download
Atendendo ao requerimento do vereador Antônio Batista Pereira, o Antônio Beleza, a Câmara Municipal de Cataguases realizou, na sessão ordinária dessa terça-feira, 6, um momento solene em homenagem ao Coronel José Vieira de Resende e Silva, patrono de independência política de Cataguases e presidente da 1ª Câmara Municipal. Ele também empresta seu nome à escola situada na avenida Astolfo Dutra, que este ano está comemorando cem anos de fundação.

José Resende Reis, bisneto do Coronel Vieira, esteve presente juntamente com demais parentes do homenageado à solenidade e se pronunciou em nome dos familiares, agradecendo aos vereadores pelas homenagens feitas a seu bisavô. Ele destacou em discurso que Coronel Vieira foi responsável pela "consolidação política do núcleo econômico formado pelas Freguesias de Santa Rita do Meia Pataca, Laranjal, Empossado, Santo Antônio do Muriaé e Capivara, alcançada com a instituição do Município".

imageConforme ainda revelou o bisneto do homenageado, a chegada da ferrovia a Cataguases se deu "graças, em boa parte, ao empenho do coronel", pois, em conjunto com o advogado Nominato José de Souza Lima, "realizou os estudos sobre a viabilidade do empreendimento que foram definitivos para a implantação, ainda que por outros, desse projeto ferroviário essencial ao progresso do novo Município". A Fazenda do Rochedo, localizada próxima ao Distrito da Glória, também foi lembrada por José Resende (foto ao lado) como uma importante realização particular de seu bisavô.

imageAo final das homenagens, José Resende recebeu das mãos de Antônio Beleza o diploma que registra a solenidade e novamente agradeceu a iniciativa dos vereadores e felicitou Gleidis Peixoto Brito Furtado, diretora da Escola Estadual Coronel Vieira, "pela brilhante participação com que os alunos, o corpo docente e funcionários do modelar estabelecimento de ensino vêm comemorando os festejos pelo centenário da instituição". Na ocasião, um grupo de alunos cantou o hino daquela escola, e Gleidis Peixoto (foto ao lado) também fez um breve pronunciamento da Tribuna quando destacou a importância do Coronel Vieira para Cataguases e, também, o centenário da escola que dirige.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: Coronel Vieira, escola, Antônio Beleza





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: