Prefeitura não tem recursos para comemorar o aniversário de Cataguases
Download
Na última segunda-feira, 05, o secretário municipal de Cultura e Turismo Zeca Junqueira revelou que, após reuniões com o prefeito Cesinha Samor, ficou decidido que não haverá a festa comemorativa pelo aniversário de Cataguases. O motivo da não realização do evento, conforme disse o secretário, se deve à situação financeira em que se encontra a Prefeitura. "Não adianta contratarmos shows e realizarmos a festa sem ter o dinheiro disponível para pagar corretamente por todas as despesas", disse Zeca Junqueira, lembrando que "a população já tem conhecimento dessa situação enfrentada pela e, por isso, contamos com a compreensão de todos", explicou ele.
Além do tradicional desfile cívico de 7 de setembro, a única atividade festiva relativa ao aniversário de Cataguases será a apresentação do grupo de seresta "Minas ao Luar", graças à iniciativa do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Cataguases, através de seu presidente, José Porfiro do Carmo. Outras iniciativas isoladas que podem se concretizar também estão sendo organizadas, como a da cantora cataguasense Marcê Porena, que está tentando obter patrocínio junto ao comércio local para que possa apresentar, na praça Rui Barbosa, um show com música de Dolores Duran.
O titular da Secretaria Municipal de Cultura destacou que a Pasta vem realizando diversos trabalhos e ações em direção ao estabelecimento de um setor cultural mais efetivo na cidade e destacou que "a Conferência Municipal de Cultura realizada no dia 2 de agosto foi muito importante nesse sentido. Reiterando o que disse naquela oportunidade, Zeca Junqueira destacou que "com a aprovação da PEC 150, que tramita no Congresso, os percentuais de repasse para a cultura serão de 2% para a União, seguidos de 1,5% para os estados e 1% para os municípios. Cataguases hoje transfere 0,25% do seu orçamento para a cultura. Com a aprovação da PEC 150, esse percentual subirá para 1%. E, certamente cumpriremos esta determinação legal (sic)", disse Zeca (foto abaixo), enfatizando que tem todo o apoio do prefeito Cesinha Samor.
O valor do orçamento repassado para a cultura atualmente equivale a cerca de R$300 mil reais e são utilizados para financiar projetos através da Lei Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura. De acordo ainda com Zeca, este valor passará no mínimo para R$ 1 milhão, tendo em vista à contrapartida municipal no âmbito da PEC 150. "Por falar em Lei Ascânio Lopes, estão abertas as inscrições para aqueles que desejam ver seu projeto cultural concretizado. O Edital 2013 com as normas para o financiamento público do município, já está em vigor. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo receberá as inscrições no período de 15 de agosto até 30 de setembro", revelou Zeca Junqueira, concluindo que a cultura em Cataguases vai alavancar, porque "o caminho se faz caminhando".
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE