Vanderlei Pequeno durante a abertura da Conferência
Download
TEve início por volta das 15 horas desta sexta-feira, 19, em Cataguases, a II Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial, cujo tema é "Democracia e Desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo". Nessa perspectiva, os subtemas são "Estratégias para o desenvolvimento e enfrentamento ao racismo", "Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios", "Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial FIPIR e SINAPIR (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias)" e "Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial".
Na abertura do evento, compuseram a mesa Vanderlei Teixeira Cardoso, o "Pequeno", Secretário Municipal de Assistência Social, Zélia Lúcia Lima, presidente do Conselho da Igualdade Racial de Juiz de Fora, Raísa Cecília de Moura, presidente do movimento cultural Ganga Zumba, Rita Bento, representando a comissão organizadora do evento, além de Urles Cabral de Oliveira, Anderson de Oliveira Cabral e do policial Rogério Tobias Norte. Na plenária, encontravam-se membros do Movimento Negro Organizado de Cataguases, do Conselho Tutelar e da Secretaria de Assistência Social. Também estava presente Alex da Silva Carvalho, assessor do prefeito Cesinha Samor e a primeira dama Maria Lúcia Marinho Carias.
Vanderlei Pequeno destacou que "todos os cidadãos têm o direito à dignidade, de ascender aos melhores cargos e direito ao conhecimento. Cataguases está vivendo hoje, nesta tarde, um momento muito importante em busca dos direitos da igualdade racial", frisou o secretário. Zélia lembrou que "a Conferência Municipal fortalece os trabalhos do município em direção à igualdade racial e é um momento fundamental de expressão para o enfrentamento ao racismo".
Após a leitura do texto do Regimento Interno da Conferência, que foi aprovado por votação em plenária, Geraldeli da Costa Rufino, membro do PCdoB, falou sobre o tema "Dez anos na construção da igualdade racial no Brasil". Dentre os muitos objetivos da Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial está o que visa "reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade brasileira com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade com fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social no município de Cataguases e no Brasil", conforme diz o estatuto aprovado.
O mesmo documento ainda revela que a Conferência também objetiva "avaliar os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial", bem como "discutir os mecanismos de institucionalização da promoção da igualdade racial, tendo em vista a implantação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial". A última etapa da Conferência será dedicada à escolha dos três delegados que levarão as propostas municipais à fase estadual, sendo que dois deles devem ser membros da sociedade civil e um do poder público. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE