Sistema Nacional de Cultura foi abordado por Zeca Junqueira
Download
Na última segunda-feira, 15, autoridades municipais e pessoas ligadas à produção cultural de diversas cidades da região reuniram-se para participar da III Conferência Intermunicipal de Cultura de Dona Euzébia e região, cujo tema central foi "Uma política de estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura".
Além do prefeito de Dona Euzébia, Itamar Ribeiro Toledo, conhecido como Mazinho, participaram da iniciativa o consultor da UNESCO, Aderbal de Andrade Júnior, e os secretários de Cultura dos municípios de Argirita, Rodeiro, Itamarati de Minas e Antônio Prado, bem como o de Cataguases, Zeca Junqueira, que gostou da receptividade. "Percebi que Cataguases é vista com um expoente da cultura da região", disse o secretário.
Atento à expressiva importância do Sistema Nacional de Cultura, Zeca Junqueira vem se dedicando ao assunto desde o dia que assumiu a Pasta no início de 2013. Ao fazer seu pronunciamento durante a Conferência, ele citou os benefícios que o Sistema Nacional de Cultura pode proporcionar aos municípios participantes, e destacou: "trata-se de uma ferramenta poderosa de geração de emprego, renda e cidadania, através da valorização do que se chama economia do conhecimento", explicou.
Zeca Junqueira disse que "Cataguases está caminhando de maneira muito firme em direção à Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura na cidade, cujo projeto já está na Câmara Municipal para ser votado nas próximas sessões ordinárias", lembrou o secretário. Ele acrescentou que "o Plano Municipal de Cultura que será criado após a aprovação da Lei valerá para dez anos e contemplará as mais diversas vertentes artísticas do município. Isso vai acabar com o problema de financiamento cultural", assegurou. (Fotos cedidas pela SMCC)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE