Os autores com o Secretário Municipal de Cultura, Zeca Junqueira
Download
Na noite desse sábado, 13, a Biblioteca Municipal Ascânio Lopes abriu as portas para o lançamento dos livros "A poesia de Martins Mendes no cotidiano da província" e "Pequena história da literatura infantojuvenil em Cataguases", dos escritores Luiz Fernando de Souza e Eliane Ferreira Serafim Militão, respectivamente. Os lançamento foram viabilizados graças à Lei Municipal de Incentivo à Cultura, conhecida por Lei Ascânio Lopes.
O evento foi prestigiado por familiares, amigos, artistas, autoridades municipais e escritores, como o Secretário Municipal de Cultura Zeca Junqueira, o poeta Joaquim Branco e o vereador Aquiles Branco. O clima da noite de autógrafos foi de muita alegria e descontração e os convidados também puderam assistir a uma apresentação em que poemas de Martins Mendes foram declamados por amigos e alunos dos escritores.
Eliane destacou que "esse é um momento de muita felicidade e agradeço a Deus, a minha família e aos amigos pela presença. Acredito que o livro é importante para a cultura da cidade, pois está valorizando a literatura infantojuvenil local", lembrou. Luiz Fernando ressaltou que "é uma honra poder compartilhar esse momento com minha família e meus amigos. Creio que esse evento é de grande importância para meu crescimento profissional e realização pessoal, por isso, estou muito feliz", completou.
O estudo lançado por Luiz Fernando registra a trajetória biográfica e poética de Antônio Martins Mendes, poeta que participou do Movimento Verde e construiu uma obra poética que prepondera a imaginação criadora. Já a pesquisa feita por Eliane traz a análise das características das obras e do estilo dos escritores da literatura infantojuvenil de Cataguases, bem como um levantamento biográfico dos mesmos.
Os autores são formados em Letras pelas Faculdades Integradas de Cataguases (FIC-UNIS) e dedicados à vida acadêmica. Na FIC, participaram do programa de iniciação científica e publicaram artigo no livro 1 Machado por 12 contos. Atualmente, são professores e pós-graduandos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE