Em 10/07/2013 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cesinha confirma que Copasa vai tratar a água de Cataguarino, Glória e Aracati

O poço principal de Cataguarino está próximo da rede de esgoto

O poço principal de Cataguarino está próximo da rede de esgoto

Download
O Prefeito Cesinha Samor confirmou ao Site do Marcelo Lopes que os distritos de Cataguarino, Glória e Aracati terão água tratada pela Copasa, a exemplo dos demais distritos e de Cataguases. "Estamos agilizando este processo porque a população não pode ficar à mercê de doenças provocadas pela água imprópria para consumo", disse o chefe do Executivo Municipal. O serviço deverá começar até outubro, acrescentou o prefeito.

Ele disse ter pressa nesta solução e que espera ver a Copasa iniciando os trabalhos naquelas localidades "o mais depressa possível". E para afastar as críticas que vem recebendo por anunciar a realização do serviço pela empresa que tanto combateu durante sua campanha eleitoral, Cesinha explicou que neste caso não há outra alternativa uma vez que a Copasa já faz este serviço no município. "Além disso, seria uma solução que demandaria tempo e a população destes distritos não pode esperar porque este tipo de contaminação corre-se risco de morte", destacou ele.

imageNa última semana o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, por meio do Programa do Governo Federal Vigiágua, que faz coletas frequentes de amostras de água em todo o município, detectou a presença da bactéria "Escherichia coli", do grupo coliforme, na água usada pelos moradores de Cataguarino. Imediatamente técnicos da Secretaria se deslocaram para o local e iniciaram o trabalho junto à população de orientação e distribuição de água sanitária usada para desinfectar a água. O poço que abastece aquela localidade, a escola municipal e o Posto de Saúde estavam com água imprópria para consumo humano.

Na foto principal, no começo desta matéria, vê-se o abrigo onde está situado o poço que abastece Cataguarino e próximo à ele, abaixo na foto, a terra revirada revela a existência de uma rede de esgoto. Esta proximidade com o poço, pode ter contaminado a água, acreditam os técnicos da Epidemiologia. Na foto acima, detalhe de outra fonte de abastecimento naquele distrito, também contaminada. A Copasa deverá fazer a desinfecção provisória das fontes de água naquela localidade até que o serviço de abastecimento esteja concluído, completou o prefeito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: água, Copasa, tratamento,





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: