O rebanho do município está imunizado contra a Aftosa
Download
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa em 2013 terminou no último dia 31 em Minas Gerais e os produtores rurais tiveram que apresentar ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) do estado, a nota fiscal da compra das vacinas e a carta aviso de vacinação devidamente preenchida com o número de animais vacinados por idade e por sexo nas propriedades, a fim de comprovar a total imunização dos rebanhos bovinos e bubalinos, pois a vacinação é obrigatória.
Em Cataguases, o escritório local do IMA registrou uma cobertura de 100% de vacinação dos rebanhos no município, segundo informaram a veterinária Andrea Helene Henriques Berger e o engenheiro agrônomo Marcos Antônio Martins. A vigilância contra a doença é rigorosa e, no mês de novembro, será realizada a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa em Minas Gerais e todos os animais com idade até 24 meses deverão receber a dose.
Caso os produtores não cumpram a determinação e deixem de vacinar os rebanhos, estarão sujeitos a severas penalidades, pois o ato é considerado de risco, uma vez que deixa os animais vulneráveis à doença que é causada por vírus altamente contagioso e, se contraído, pode levar à mortandade de animais e provocar o fechamento do comércio de exportação de carne brasileira. "Desde 1996, Minas Gerais não registra casos de Febre Aftosa e a imunização total dos rebanhos é fundamental para que o estado continue livre da doença", destacou Andrea. (Foto: Arquivo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE