A equipe de fisioterapeutas que vai atuar no Projeto Pilates
Download
A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases está implantando um projeto inédito voltado para as futuras mamães. Trata-se do Projeto Pilates para Gestantes que será desenvolvido pelos fisioterapeutas da Prefeitura. A informação foi prestada pelo Secretário daquela Pasta, médico Alexandre Castelar de Lacerda e deve começar a funcionar nos próximos dias, segundo sua expectativa.
o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo. Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.
Para participar do Projeto Pilates as gestantes devem procurar a enfermeira do PSF de seu bairro que a encaminhará para uma avaliação de um médico obstetra para saber se ela pode praticar aquele tipo de exercício. De posse do atestado médico a paciente poderá se inscrever no Projeto que vai abranger todos os PSFs do município, segundo revelou Alexandre Lacerda."Com este programa vamos melhorar a qualidade de vida das gestantes de Cataguases", assegurou ele.
De acordo ainda com o Secretário de Saúde, as participantes do Projeto Pilates terão as seguintes melhorias em seu dia a dia:
- Fortalecimento da parede abdominal; diminuição das tensões geradas nos músculos;
- Fortalecimento dos músculos dos membros superiores para futuramente carregar o bebê e ajustar o corpo ao aumento de peso e volume das mamas.
- Mobilização da coluna lombar, que perde sua curva natural durante a gestação, aliviando assim as dores.
- Fortalecimento da musculatura das pernas, aumentando a circulação sanguínea.
- Melhora no sono, na concentração e toda a mecânica respiratória.
- Conforme a mãe controla melhor o seu peso, praticando Pilates, o crescimento do útero e do bebê será adequado, além de receber endorfina (hormônio do relaxamento) que contribui para o bem estar dele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE