Em Guiricema, a parceria Prefeitura e Emater permitiu a doação de sementes aos produtores rurais e agricultores familiares daquele município. Eles participam do programa estadual 'Minas sem Fome' que além de oferecer a qualidade dos alimentos, também ajuda que os trabalhadores e as famílias consigam aumentar a renda.
A horta de Elizângela Marcelino (50), moradora do Sítio Boa Vista, foi plantada com o incentivo do Minas Sem Fome. "Sempre recebo o apoio do programa e utilizo as sementes para cultivar frutas e hortaliças para consumo próprio, além de poder vender na rua", disse. Em 2012 cerca de 100 famílias foram beneficiadas pela ação da prefeitura.
Para quem participa do programa no município parte das plantações de alface, beterraba, repolho e outras hortaliças vai para a mesa da família e o restante pode ser vendido. "Hoje há até o incentivo de negociar os produtos com as escolas do município, que tem por obrigação a compra de produtos da agricultura familiar de nossa cidade", diz o Secretário de Agricultura, Cezário Junior dos Santos.
Projeto Felizidade - Com o objetivo de elevar a autoestima das mulheres do município, o Cras de Guiricema iniciará o projeto "Felizidade", que tem coordenação da psicóloga Jacyara Ferreira. A iniciativa é destinada às mulheres com idade acima de 35 anos e tem como objetivo proporcionar interação entre elas e o desenvolvimento de suas habilidades. "Vamos desenvolver trabalhos em todos os campos do conhecimento e alertá-las sobre alguns cuidados que podem passar despercebidos", diz Jacyara.
Entre as atividades do projeto haverá acompanhamento psicológico, atividades com trabalhos manuais como pintura, palestras educativas e preventivas, além de aulas de dança. O Cras oferece 20 vagas para participar do projeto e mantém as inscrições abertas em sua sede.
Enxoval gratuito - Com parceria entre o Posto de Saúde e o Cras de Guiricema, a prefeitura está cadastrando todas as gestantes da cidade ao Programa Mães de Minas. De acordo com o Secretário de Saúde, Gustavo Sartori, o programa tem por objetivo reduzir os índices de mortalidade materna e infantil no Estado por meio da qualificação das ações de pré-natal e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças. "Vamos estabelecer um contato individual com cada gestante, mobilizando todos os recursos necessários para o acompanhamento do pré-natal e também do primeiro ano de vida da criança, para identificar e sanar situações de risco", diz.
Segundo Irani Teixeira dos Santos Aleixo, 37 anos, que está grávida de quatro meses, o programa irá beneficiar bastante, principalmente por poder economizar no enxoval. "Ainda não estava preparando o enxoval e isso vai beneficiar muito na chegado do bebê", disse.
No município, para atender todas as gestantes, o Cras está cadastrando as futuras mamães ao programa. Elas serão monitoradas durante todo a gravidez até o nascimento da criança, quando receberão um kit de enxoval para o bebê. "É importante que todas as gestantes do município se cadastrem para garantir sua saúde e do próprio filho", ressalta a psicóloga do Cras, Jacyara Ferreira. (Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guiricema)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE