Download
Terminou por volta das 22 horas dessa quarta-feira, 19, a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente em Cataguases que reuniu autoridades municipais e representantes de diversas instituições públicas, privadas e civis preocupados com as questões ambientais. Na abertura do evento, compuseram a mesa o secretário de Agricultura e Meio Ambiente José de Alencar Pinto Farage, o biólogo Fábio Caetano Machado e Alex Silva Carvalho, representando o prefeito Cesinha Samor.
Alex, ao fazer o primeiro pronunciamento do evento disse que a data é histórica para Cataguases, pois é a primeira vez que se realiza uma conferência municipal de meio ambiente na cidade. "A Prefeitura Municipal está buscando uma gestão participativa e queremos formular propostas sobre o que deve ser feito em âmbito municipal e nacionalacerca do tema resíduos sólidos", destacou.
Fábio Caetano ressaltou que aquela iniciativa é importante para garantir a representatividade do município nas etapas regional, estadual e possivelmente nacional. "Resíduos sólidos não estão relacionados apenas com o meio ambiente, mas também com a saúde, com a economia, enfim, como um amigo disse: imaginem quanto dinheiro é jogado fora hoje nos aterros sanitários todos os dias!É preciso que toda a sociedade se mobilize na causa", completou o biólogo que também representou a ONG Pacto Ambiental.
Após as considerações iniciais, os participantes se dividiram em grupos de acordo com o interesse de estudo dos eixos "produção e consumo sustentável", "redução dos impactos ambientais", "geração de emprego e renda" e "educação ambiental". A partir disso, elaboraram vintes propostas para serem encaminhadas à etapa regional, dentre as quais estão as que preveem a "implantação de uma central de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, onde ocorrerá a coleta, transformação e comercialização de novos produtos resultantes da reciclagem dos resíduos", a "estruturação de todo o ciclo dos resíduos, desde a geração até a disposição final do mesmo", e o "estímulo à criação de fundos municipais, intermunicipais, estaduais e federais para investimento em empreendimentos de economia sustentável que deverão obrigatoriamente prever qualificação, capacitação, educação ambiental e inclusão produtiva e social dos trabalhadores com materiais recicláveis, conforme o artigo 44 da PNRS".
Ao final do evento, foram delegados os participantes Ângelo Andrade Cirino, Emanuela Amorim Guedes e Felipe Alcântara, com os respectivos suplentes Anésio Fernandes de Oliveira, Farley Oliveira Faria e Ricardo Mantuani,para representar Cataguases no próximo dia 26, em Ubá, na Conferência Regional de Meio Ambiente. O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José de Alencar Farage, elogiou a participação popular na Conferência. "Recebemos um público muito interessado e comprometido com a causa ambiental e isto é salutar". Ele também revelou que "Cataguases está avançando muito nos últimos meses nas questões relacionadas à destinação correta dos resíduos sólidos, mas ainda falta muito para alcançarmos o nível desejável".
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE