A Agricultura Familiar é o futuro do homem do campo
Download
Novecentas e cinquenta famílias trabalham em Cataguases apoiadas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Eles desenvolvem diversas atividades agrícolas, além da pecuária leiteira, o cultivo de hortigranjeiros e o plantio de eucaliptos, responsáveis pela geração de renda e emprego. A informação é do extensionista, José Francisco Alvim Gomes, da Emater-MG, em Cataguases.
Segundo revelou, a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), em parceria com a Prefeitura de Cataguases, é a responsável pela execução do PRONAF cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento rural sustentável e garantir segurança alimentar, fortalecendo a agricultura familiar por meio de financiamentos destinados aos agricultores, associações e cooperativas.
Francisco contou ainda que a maioria das famílias produtoras reside em áreas rurais localizadas nos distritos de Cataguarino, Glória, Sereno, Aracati e entorno. "Tudo o que produzem é vendido no próprio município ou em outros da região, por meio de cooperativas e associações criadas por eles", destacou. Um ponto de venda importante, de acordo com Francisco Alvim, é o Mercado Municipal do Produtor, em Cataguases, e através dos programas Nacional de Alimentação Escolar e o de Aquisição de Alimentos.
O extensionista da Emater-MG em Cataguases vê futuro no programa. "A agricultura familiar é uma atividade que vai crescer em Cataguases e, desta forma, aumentar as oportunidades de trabalho e impulsionar a geração de renda ao homem do campo", prevê Francisco, que conhece experiências bem sucedidas em outras cidades mineiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE