Treinamento dos capoeiristas do Abadá
Download
A Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira (ABADÁ-CAPOEIRA) em Cataguases vai realizar a segunda edição dos Jogos da Zona da Mata: encontro de Culturas, promovendo cursos e competições com a participação de capoeiristas de diversas cidades da Zona da Mata mineira e apresentações de cultura popular, como Bate-pau, Folia de Reis, Congado e Maculelê.
O evento começa a partir das 18h da próxima sexta-feira, 14, no Ginásio Poliesportivo Max Baer Lopes, onde será ministrado um curso de aperfeiçoamento técnico de capoeira, com os capoeiristas Canguru e Peixe Cru. No sábado, pela manhã, outro curso será realizado no mesmo local e, a partir das 17 horas, começam as competições na Praça Rui Barbosa, que também será palco das finais no domingo, data em que serão realizados os batizados de capoeira.
De acordo com Maycon Vilela Alves (foto), o graduado Chinês, "as competições são voltadas para a melhoria do capoeirista e a divulgação da capoeira e suas regras na sociedade. Qualquer pessoa pode participar da ABADÁ Capoeira, basta nos procurar. Mas é preciso ter disciplina e a cabeça no lugar, porque o mais importante é o respeito e a boa convivência social", destacou Chinês, lembrando que "a capoeira é uma ótima forma de o indivíduo se instruir e praticar uma vida saudável".
As aulas da ABADÁ em Cataguases são realizadas na Escola Estadual Professor Clóvis Salgado, na academia Espaço ABADÁ Capoeira, situada no prédio do Colégio Equipe, e no salão da Igreja Nossa senhora Aparecida, localizada no bairro São Diniz, onde são gratuitas. Cerca de 100 participantes, com idade a partir de 2 anos, integram o grupo em Cataguases. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE