Download
O grupo GPTo – Teatro de Bonecos participou do 8º Nepopó, festival de teatro realizado entre os dias 30 de maio a 2 de junho na cidade de São João Nepomuceno (MG). Os bonequeiros do Instituto Francisca de Souza Peixoto trouxeram para Cataguases o troféu de participação especial pela singularidade de sua arte.
A peça apresentada no evento foi "O Despertar", uma nova experiência do grupo que mistura sensibilidade e comédia, demonstrando o poder do teatro de bonecos em emocionar plateias de todas as idades. "É um espetáculo diferente, não existe diálogo. Trabalha com as sensações", disse Fernanda Pinheiro, integrante do GPTo.
"O Despertar" mostra o encantamento de um boneco com uma caixa de surpresas e todas as possibilidades que ela oferece: alegria, pânico, coragem e amor.
Maria José de Mendonça acompanhou os filhos Laura e Pedro Henrique, de 9 e 6 anos, e se emocionou com o espetáculo. "Esta apresentação despertou em mim lembranças que estavam esquecidas na memória; o mundo da minha infância, as demonstrações de afeto que recebi de tantas pessoas queridas. Os olhos dos meus filhos estavam fixados nos bonecos, como se realmente eles tivessem vida própria. Lindo! Emocionante!", afirmou, ao final da apresentação.
O GPTo se destacou dos demais grupos do festival por ser o único grupo de teatro de bonecos, e este diferencial atraiu, além da população de São João Nepomuceno, atores e produtores culturais que participavam do evento. "É maravilhoso. Estamos estudando as técnicas do teatro de bonecos há um tempo e ainda estamos muito longe do que nos foi apresentado por estes artistas de Cataguases", disse Ana Cecília de Hollanda, do grupo Arte Vida, de Belo Horizonte. (Fotos: Instituto Francisca de Souza Peixoto)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE