Sem mobilização Cataguases não participa da Conferência das Cidades
Download
Cataguases está fora da etapa estadual da 5ª Conferência das Cidades que pode ser realizada entre 1º de julho e 28 de setembro. Consequentemente, também não será representada na Conferência Nacional que vai acontecer em Brasília, de 20 a 24 de novembro de 2013. O município também não realizou sua Conferência Municipal, cujo prazo para acontecer termina no próximo dia 1º, sábado. O pouco caso com este evento relevante para o desenvolvimento dos municípios parece ser comum a quase todos da Zona da Mata que se fará representar apenas por Goianá, segundo informa o site do evento.
Com o tema "Quem muda a cidade somos nós: Reforma urbana já!", a Conferência das Cidades apresenta-se como uma oportunidade de sensibilizar e mobilizar a sociedade cataguasense para o estabelecimento de metas, agendas e planos de ação para enfrentar os problemas nela existentes. Se tivesse sido realizada, teriam sido formuladas proposições e realizadas avaliações sobre as formas de execução da Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas estratégias. Como não houve mobilização (ou interesse) das autoridades municipais neste sentido, Cataguases passa ao largo desta importante discussão e, principalmente, perde a oportunidade de criar o Conselho Municipal da Cidade, que segue a mesma estrutura do Conselho Nacional das Cidades e é um importante aliado no processo de discussão dos problemas pertinentes às cidades brasileiras.
Na Prefeitura de Cataguases o assunto foi recebido com surpresa por Alex Carvalho, assessor do prefeito Cesinha Samor, e o Secretário Municipal de Assistência Social, Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno, disse não ser de sua alçada realizar tal evento. O Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Nicolau Siervi, por sua vez, não foi localizado pela reportagem durante toda a manhã desta segunda-feira, 27, e seu telefone celular estava desligado. E o descaso para com este evento nacional é antigo. Como esta é a quinta edição da Conferência Nacional das Cidades e Cataguases até hoje sequer elegeu o Conselho Municipal da Cidade, é legítimo concluir que o município jamais participou desta importante iniciativa. (Foto: Marcos Spínola)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE