Tarcísio Henriques ajudou a eleger três prefeitos
Download
O segundo entrevistado do projeto Entrevista, organizado pelo Site do Marcelo Lopes, é Tarcísio Henriques, que está completando cinqüenta anos de vida pública. Ele, certamente, é o político mais experiente de nossa cidade, o homem que deu um novo rumo na forma de administrar o município, e que é respeitado tanto por seus críticos quanto pelos seus correligionários. O vídeo da entrevista estará disponível daqui a pouco e poderá ser visto nesta página, na sessão de mesmo nome, bastando descer a barra de rolagem à direita do seu monitor.
Tarcísio foi vereador, vice-prefeito, prefeito por dois mandatos, Secretário Adjunto da Casa Civil do Governo de Minas, Deputado Estadual por dois mandatos e Secretário de Estado da Justiça de Minas Gerais no governo de Eduardo Azeredo. Só para se ter ideia da importância política de Tarcísio Henriques para Cataguases, é preciso dizer que ele também ajudou a eleger diretamente três prefeitos: Paulo Schelb, Tarcísio Filho e Cesinha Samor e, indiretamente, Maria Lúcia Mendonça. Esta última, por causa de um desentendimento com Schelb, ele decidiu sair candidato a prefeito, retirando assim votos de seu antigo pupilo dando a vitória àquela candidata.
Do alto de sua experiência e com voz tranquila e pausada, Tarcísio percorre a história que vivenciou ao longo destes cinquenta anos, sem medo e tampouco saudosismo. Faz críticas contundentes com a mesma serenidade com que auto-avalia sua última administração."Não pude fazer quase nada porque tinha que pagar a dívida deixada pela Maria Lúcia", conta. Em outro momento, lembra dos aliados e diz pela primeira vez que Neto (Augusto Cunha Neto, advogado e correligionário assassinado logo após Tarcísio ser eleito prefeito pela primeira vez) e doutor Cardoso (Antônio Cardoso dos Santos, advogado), amigos que o ajudaram a criar o projeto de governo adotado por ele quando prefeito, seriam "um ou outro, naturalmente, meu sucessor".
A entrevista resgata também o mandato tampão de prefeito exercido por Ângelo Rocha do qual Tarcísio foi vice. "Quiseram fazer o impecheament dele", revela. E, ainda, faz uma análise dos prefeitos que o sucederam, da derrota de seu filho caçula, José Henriques, a vereador e o trabalho dos vereadores, e muito mais. O vídeo que vamos disponibilizar daqui a pouco tem quinze minutos de duração e compreende a primeira parte desta entrevista. A segunda etapa entra no ar nos próximos dias.
O projeto Entrevista é uma realização do Site do Marcelo Lopes através da Produtora Red7 e contou com a organização e direção de Fausto Menta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE