Associados fazem o trabalho de separação do material reciclável
Download
Iniciado no dia 27 de abril, o movimento de informação e conscientização sobre a importância da coleta seletiva, feito pelas Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, juntamente com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis em Geral de Cataguases (ASCARGECAT) envolveu cerca de quinhentas famílias do bairro Taquara Preta que se propuseram a separar os materiais recicláveis do restante dos resíduos descartados e entregá-los, no dia 6 de maio, aos membros da Associação.
Foram mais de mil quilos de recicláveis recolhidos e levados à sede da Associação onde puderam ser triados pelos associados. Segundo Elnatã Loureiro, tesoureiro da ASCARGECAT, "esta ação é o início de um projeto que vai fortalecer o grupo e motivá-lo a continuar os trabalhos em vista de crescer cada vez mais. Hoje somos 12 associados que, com a ajuda dos nossos parceiros e com a filosofia de economia solidária apoiada pela Secretaria de Assistência Social, estamos conseguindo bons resultados", revelou.
Segundo Murilo Matias, coordenador da Proteção Social Básica, "em apenas três meses, o grupo da ASCARGECAT evoluiu muito no entendimento da proposta de economia solidária e isso certamente está refletindo no bom trabalho feito por eles. Esse movimento que estamos realizando no bairro Taquara Preta vai impulsionar ainda mais a Associação e é apenas uma demonstração do que pode ser feito no município", destacou o coordenador.
Há poucos dias, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei do vereador Geraldo Majella Mazini Nº 24/2013, que dispõe sobre a declaração de Utilidade Pública da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis em Geral de Cataguases – ASCARGECAT, o que, segundo Elnatã, "foi mais uma conquista importante para a Associação", cuja sede localiza-se na Avenida Veríssimo Mendonça, 1521, no bairro Beira Rio. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE