A fábrica de vassoura vai se chamar "Caminhos da Liberdade"
Download
Será inaugurada, na próxima segunda-feira (6), a partir das 09h30, na Penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior, na Chácara Leblon, um fábrica de vassouras, resultado de uma parceria entre seis detentos – que entraram com a mão de obra – e a Pastoral da Sobriedade, que doou materiais para a construção do espaço e para a confecção dos produtos.
Com o nome de "Caminhos da Liberdade", o empreendimento irá garantir trabalho a 20 detentos da unidade. Cada um irá receber, por mês, três quartos do salário mínimo (cerca de R$ 500,00), além de ter sua pena redimida, na proporção de um dia a menos de sentença a cada três dias trabalhados.
A fábrica, que irá produzir, mensalmente, cerca de 1.500 vassouras, contará com dois setores: um onde irão atuar os presos que cumprem pena em regime fechado, e outro para os detentos do regime semiaberto. Também serão produzidas vassouras de garrafas pets, a partir do recolhimento do material pela cidade.
De acordo com a Direção da Penitenciária, a intenção é incentivar a produção sustentável com os materiais recicláveis. Ainda segundo a instituição, serão firmadas, em breve, parcerias com escolas locais para o recolhimento das garrafas pets, que serão trocadas pelas vassouras produzidas na fábrica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE