Dezenove postos de saúde, além da Policlínica Municipal, atenderam ao público alvo da Campanha de Vacinação contra o Influenza, vírus da gripe, em Cataguases neste sábado, 20 de abril, considerado o dia "D" desta que é a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. No posto de Saúde do Bairro Bandeirantes, dona Sirlene Pereira dos Reis (última foto), de 86 anos de idade, foi levada pela filha para ser imunizada. Ela disse fazer questão de tomar a vacina e que faz isto desde a primeira campanha. "Faz muito bem pra minha saúde", contou.
Quem também tomou a vacina contra a gripe foi o prefeito Cesinha Samor. Ele chegou à Policlínica e foi recebido pelo Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Castelar Lacerda que acompanhou de perto toda a movimentação neste Dia D da Vacinação. Cesinha disse que a vacina é essencial para a nossa saúde. "Todas as vacinas fazem bem para nós e devemos estar atentos a elas", disse o prefeito. Já o Secretário de Saúde, Alexandre Lacerda revelou seu otimismo em alcançar a meta de vacinação. "Dos 15752 pessoas previstas para receberem a dose da vacina vamos, com certeza, ultrapassar a meta de oitenta por cento do público alvo", prevê.
Segundo Lívia Machado Milani, coordenadora municipal de Epidemiologia até às 12 horas desse sábado haviam sido vacinadas "375 crianças, 157 trabalhadores de saúde, 171 gestantes e 1968 idosos do município". E completou em seguida: "A Campanha vai até o dia 26 deste mês, mas é muito importante que a população que esteja inserida nos grupos prioritários procure se vacinar logo, pois a circulação do vírus da influenza aumenta com a chegada do inverno", destacou.
A Coordenadora de Imunização Milena Spindola de Araújo Fulgêncio lembrou que "já foram vacinados 20,95% do esperado para 2013, lembrando que temos a tarde de sábado e mais cinco dias de campanha para alcançarmos pelo menos a meta de 80% do total de imunizações previstas para Cataguases. Nesse sábado, as vacinas foram aplicadas nos postos de saúde de Cataguases das 8 às 17 horas", completou.
A vacinação contra o Influenza está sendo realizada desde a última segunda-feira, 15, e pretende distribuir cerca de 43 milhões de doses em todo o Brasil até o dia 28, sendo priorizados os cidadãos de sessenta anos ou mais, os trabalhadores de unidades de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menor de dois anos, as gestantes, as mulheres no puerpério (até 45 dias após o parto), os portadores de alguns tipos de doenças crônicas não transmissíveis (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas), os pacientes em condições clínicas especiais e a população carcerária. (Fotos: PauloVictor Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE