O grupo reunido após a formatura da primeira turma
Download
Na manhã desta sexta-feira, 19, na sede da Polícia Militar do Meio Ambiente de Cataguases, foi realizada a solenidade de formatura da primeira turma do Curso Especial para Tripulação de Embarcação de Estado no Serviço Público – ETSP -, de Arrais Amador e de Motonáutica. Participaram dos cursos policiais militares e do Meio Ambiente, além de quatro policiais bombeiros de Muriaé e Ubá.
As aulas aconteceram no Centro de Treinamento e Educação Ambiental do 5º Pelotão de Polícia Militar Especial de Meio Ambiente, no Horto Florestal, em Cataguases e teve início no dia 15 de abril último. Trinta policiais participaram deste que foi o primeiro curso de treinamento para dirigir embarcações voltados para militares e, segundo informou o comandante da Polícia de Meio Ambiente em Cataguases, Capitão Alexandre de Castro Leal, "estamos preparando uma nova turma para o segundo semestre".
Participaram do evento o Delegado da Capitania dos Portos de Macaé, Capitão de Fragata, Robson da Silva Galhardo, os comandantes da 4ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito de Juiz de Fora, Tenente Coronel Preste, Major Andrade, da Polícia Militar do Meio Ambiente em Barbacena, Major Andrade e Major Antônio Carlos de Freitas, da 146ª Companhia Especial de Policia Militar em Cataguases, além do Capitão Alexandre de Castro Leal, da Polícia do Meio Ambiente em Cataguases.
Após a entrega dos certificados e brevês aos formandos, Capitão Galhardo elogiou a parceria com a Polícia do Meio Ambiente em Cataguases que viabilizou a realização deste curso. Segundo ele "espero seja o primeiro de muitos que faremos". O oficial da Marinha do Brasil também destacou o resultado obtido com o curso: "Tenho certeza que o resultado será bom para todos porque a partir de agora teremos condições de oferecer melhor segurança a todos que utilizam veículos náuticos", destacou.
O Tenente Coronel Preste fez agradecimentos e parabenizou os formandos. Para ele este tipo de parceria com a Marinha tem como objetivo "buscar a melhor ação possível para que possamos ter resultados satisfatórios em nossas missões". Ele disse ainda que os alunos escolhidos para esta primeira turma "atuam em posições estratégicas" e a partir de agora o trabalho de segurança ambiental "fica mais eficiente".
A partir de agora os militares formados terão melhores condições de auxiliar a atividade de fiscalização exercida pelos militares de meio ambiente, responsáveis pela preservação dos recursos naturais e na repressão às infrações e delitos ambientais e de socorro às vitimas durante o período chuvoso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE