Em 19/03/2013 às 20h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Balneário Camboriú se impõe como um dos principais destinos turísticos da região Sul pela beleza de suas praias, urbanas ou escondidas, e pela eficiência de serviços como hospedagem e transportes. Na última década, a atração do bonde aéreo e uma vida noturna de diversidade crescente incrementaram ainda mais as férias de brasileiros, argentinos e chilenos no litoral catarinense.
Os bondinhos dão acesso a um pedaço de mata atlântica com infra-estrutura de lazer e trilhas ecológicas e ligam duas praias fundamentais: a praia Central e a praia de Laranjeiras. Opostas em suas características, as duas atraem multidões nos dias quentes.
Separada dos prédios de vários andares por uma pista simples, a avenida Atlântica, a Praia Central tem um longo calçadão que lembra o de Copacabana, no Rio, nas ondas brancas e pretas desenhadas no chão e nos quiosques servindo água de coco e lanches. É possível caminhar pela orla, da Barra Sul ao Pontal Norte, na sombra das amendoeiras, árvore que os moradores chamam de "sete copas".
A cada 50 metros erguem-se barracas vendendo churros e milho verde, intercalados por pracinhas e bancos de madeira. O bondindinho passa por ali, da manhã à noite, parando em qualquer ponto. Na alta temporada, funciona 24 horas, ou "toda a vida", como dizem os catarinenses.
Comparada ao burburinho do centro, a praia de Laranjeiras é um refúgio sem calçadão, sem automóveis na orla, com alguns bares e um trapiche para passeios de barco. E um mar transparente, que começa a deixar saudade desde que é avistado do alto do bonde aéreo.
Duas atrações mais exclusivas de Balneário Camboriú também concorrem para torná-la protagonista no turismo de Santa Catarina: a proximidade do parque Beto Carrero, um gigantesco complexo de entretenimento na cidade vizinha de Penha, e uma praia pioneira no naturismo brasileiro, a praia do Pinho, distante poucos quilômetros de Laranjeiras.
Balneário Camboriú fica a 84 km de Florianópolis e lá tudo parece estar por perto: os restaurantes, as casas noturnas, o bonde aéreo, as lojas e shoppings. A concentração traz conforto a grupos da terceira idade e a famílias com crianças que aproveitam as férias para dispensar o uso diário de automóvel.
Com cerca de 95 mil habitantes, Balneário é uma cidade que nunca pára na alta temporada. Quando o dia nasce e os últimos freqüentadores das casas noturnas recebem a brisa no calçadão, os moradores já ocupam a praia Central, correndo ou caminhando. Dali a pouco chegam as excursões de ônibus aos hotéis. Começa a intensa produção de churros na beira-mar, e o almoço logo convida a conhecer os famosos chopes e cervejas artesanais de Santa Catarina, até a noite.
Fonte: http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/camboriu.jhtm