Em 19/03/2013 às 08h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, visita nesta semana as cidades de Uberlândia e Araguari, no Triângulo Mineiro, onde participa de eventos ligados ao agronegócio.
Nesta terça-feira (19), o secretário estará em Uberlândia para a 2ª edição da Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas (Femec). Considerada a maior feira do setor do Brasil Central, a Femec é uma iniciativa do Sindicato Rural do município e conta com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Núcleo de Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, entre outros. Além da exposição, a feira, que vai até sexta-feira (22), terá também seminários e palestras de interesse do segmento.
Durante a Femec, será aberta a agenda 2013 de Feiras de Touros do Pró-Genética - programa criado pela Seapa e executado pela Emater-MG, vinculada à Secretaria. De acordo com o secretário Elmiro Nascimento, os animais comercializados deverão contribuir para a melhoria da qualidade dos rebanhos de Uberlândia e região, principalmente nos estabelecimentos de agricultura familiar, conforme os objetivos do Pró-Genética. “A comercialização dos reprodutores, integrada a um evento do porte da 2ª Femec, aponta para novas possibilidades de fortalecimento das atividades e consolidação do Programa”, acrescenta Nascimento. A expectativa é que sejam vendidos mais de cem touros de genética superior.
Na quarta-feira (20), Elmiro Nascimento participa da 18ª Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé). Organizado pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), o evento é considerado a maior vitrine de cafeicultura irrigada do Brasil. Empresas do agronegócio café terão a oportunidade de expor, até o dia 22 (sexta-feira), as novidades sobre sistemas de irrigação, insumos, máquinas e implementos agrícolas.
Para o secretário Elmiro Nascimento, a Fenicafé, ao demonstrar as novas tecnologias, debater ideias e discutir ações relativas à cultura irrigada, vem comprovar que os investimentos se revertem no aumento da produtividade. “A capacitação dos cafeicultores agrega valor à produção e identifica novas soluções para o homem do campo”, aponta o secretário.
Serviço:
Abertura da 2ª Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas (Femec)
Data: 19 de março
Horário: 14 horas
Local: Parque de Exposições Camaru - Av. Juracy Junqueira Rezende nº 100 – Bairro Pampulha – Uberlândia (MG)
Abertura da 18ª Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé)
Data: 20 de março
Horário: 9 horas
Local: Pica Pau Country Clube - Rua Pica Pau s/nº - Bairro Santiago – Araguari (MG)
Fonte: Agência Minas