Em 15/03/2013 às 10h50 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Os smartphones estão em rampa acelerada ascendente no Brasil. Segundo estudo liberado hoje pela consultoria IDC sobre o mercado de brasileiro de celulares, a venda de smartphones cresceu 78% em 2012, comparado com o ano anterior. Foram vendidos 16 milhões de celulares inteligentes no país, contra 9 milhões de aparelhos em 2011.
A venda total de aparelhos celulares no Brasil em 2012 foi de 59,5 milhões de aparelhos. Deste total, 43,5 milhões foram feature phones (celulares tradicionais) e 16 milhões foram smartphones. Os celulares convencionais tiveram queda de venda de 25% no mesmo período, caindo de 58 milhões de unidades em 2011 para 43 milhões em 2012
“No ano passado, foram vendidos cerca de 30 smartphones por minuto no Brasil. E a tendência é que este número cresça ainda mais daqui para frente”, declara Leonardo Munin, analista de Mercado da IDC Brasil. Para o analista da IDC, o momento favorável ao mercado de smartphones no Brasil se dá, principalmente, por conta da queda nos preços destes dispositivos. Essa é uma tendência que deve se firmar ainda mais depois dos incentivos fiscais para a produção no País.
“Com a desoneração, os preços dos smartphones estarão menores na ponta e isso, provavelmente, resultará em uma migração dos consumidores de feature phones para smartphones”, diz Munin. Outros fatores que empurram o crescimento da base instalada incluem o empenho dos fabricantes de lançar smartphones mais simples e baratos e o movimento das operadoras de telefonia que direcionam seus esforços de venda para esse tipo de equipamento, mais lucrativo do ponto de vista de venda de serviços, como pacotes de dados.
De acordo com o estudo da IDC, o Brasil será o quinto maior mercado de smartphones este ano, ficando atrás apenas de China, Estados Unidos, Reino Unido e Japão. A Índia deve ficar na sexta posição.
Outro ponto importante é o avanço das vendas do chamado segmento Open Market – que inclui, tanto o varejo físico como o online – que tem apresentado altas taxas de crescimento para este tipo de dispositivo, fechando 2012 com a representativa marca de 112% de crescimento frente ao ano anterior, enquanto que o segmento das operadoras cresceu 63% durante o mesmo período.
Fonte: http://computerworld.uol.com.br/telecom/2013/03/14/mercado-brasileiro-de-smartphones-cresce-78-em-2012-diz-idc/