Em 14/03/2013 às 20h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Desenvolver profissionais capazes de transformar a administração pública e proporcionar aprendizado e experiência extracurricular aos alunos do Curso de Administração Pública (CSAP) da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP). Este é o objetivo da empresa de consultoria João Pinheiro Júnior, que comemorou 15 anos de fundação em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (14), no auditório principal do Campus Pampulha da FJP.
Formada exclusivamente por alunos do CSAP, a empresa desenvolve serviços de consultoria, assessoria e elabora projetos nas diversas áreas da gestão pública, tendo em sua cartela de clientes órgãos das esferas municipal, estadual e federal.
Nesses 15 anos, mais de 200 alunos passaram pela empresa, que atualmente reúne 25 estudantes voluntários. Por ser uma associação sem fins lucrativos, a consultoria é contratada por dispensa de licitação e os projetos são desenvolvidos com o apoio dos professores do CSAP, também de forma voluntária, de acordo com os temas abordados.
Para a presidente da FJP, Marilena Chaves, os fundadores da empresa e todos os membros e ex-integrantes da equipe da consultoria contribuíram de forma bastante relevante para uma trajetória de sucesso nesses 15 anos. “A João Pinheiro Júnior e a FJP se complementam na importante missão de dotar o estado de Minas Gerais de pessoas capazes de exercer o cargo de servidor público com ética, orgulho e amor”, observou.
Por meio de vídeo, o governador Antonio Anastasia também homenageou os 15 anos da consultoria. Na mensagem, o governador parabenizou a Escola de Governo e a João Pinheiro Júnior pela comemoração e reforçou a estima por todos os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) que participaram da empresa por sua capacidade, conhecimento, empreendedorismo, dinamismo e dedicação.
Um dos fundadores da empresa, atualmente servidor da Controladoria-Geral da União, Washington Luís, se emocionou ao falar sobre a criação da empresa e agradeceu pela oportunidade de reencontrar colegas e partilhar histórias. “Retornamos à FJP após 13 anos de formados felizes com o que vemos. O trabalho valoroso frutificou e deu resultados. Nós só plantamos a semente mas, para nossa surpresa, o terreno era mais fértil do que poderíamos supor”, explicou.
Para a presidente da João Pinheiro Júnior, Alicita Joana Guimarães, a empresa tem tido papel primordial no crescimento profissional e pessoal dos estudantes. “O contato com órgãos públicos, antes mesmo de um estágio, faz diferença nas nossas carreiras, especialmente pela responsabilidade e maturidade que ganhamos. Os projetos externos são experiências fundamentais para capacitar os alunos. Quem já passou por eles sabe reconhecer o crescimento alcançado”, garantiu.
Para diretora-geral da Escola de Governo, Luciana Raso, ao participarem da Consultoria Júnior, os voluntários demonstram caráter empreendedor e preocupação com o desenvolvimento de suas carreiras. “Queremos continuar formando profissionais capazes de criar e elaborar políticas públicas e de promover iniciativas relevantes. A empresa já está consolidada e, nesses 15 anos, só temos retorno positivo das entidades que contrataram seus serviços. Isso só eleva o nome da Escola de Governo”, comemorou.
Fonte: Agência Minas'