Em 13/03/2013 às 20h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Gestão Metropolitana apresenta projeto de transporte sobre trilhos em seminário internacional

A proposta é aproveitar os ramais ferroviários par

A proposta é aproveitar os ramais ferroviários par

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O Projeto Transporte sobre Trilhos na Região Metropolitana de Belo Horizonte (TREM), desenvolvido pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Gestão Metropolitana e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), foi um dos temas do painel “Modelos de concessão para sistemas de transporte público”, no Seminário Internacional de Mobilidade Urbana realizado pelo Crea-MG, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (13).

 

Na apresentação do projeto, o chefe de gabinete da ARMBH, Gustavo Horta Palhares, destacou que o TREM é decorrente de um planejamento maior do Governo de Minas – o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da RMBH, apresentado à sociedade em 2011. “A proposta é aproveitar os ramais ferroviários para o transporte de passageiros e atender diretamente cerca de 30 municípios da RMBH e entorno, numa extensão total de 505 quilômetros”, enfatiza.

 

Gustavo explicou que o projeto é composto por três lotes. O primeiro liga Sete Lagoas a Divinópolis, abrangendo 17 cidades e 1,7 milhão de habitantes; o segundo liga Belo Horizonte a Brumadinho, atendendo sete cidades e 444 mil habitantes; e o terceiro liga Conselheiro Lafaiete a Ouro Preto, atendendo nove cidades e 376 mil habitantes.

 

Sobre o andamento do projeto, Gustavo falou sobre o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que teve a fase de cadastro concluída em 16 de julho de 2012: “dezoito empresas se cadastraram manifestando o interesse inicial pelos lotes 1 e 2 e,  em setembro de 2012, foi entregue o primeiro caderno com os estudos preliminares dos lotes 1 e 2. Já os estudos para o lote 3 tiveram início em novembro de 2012 com a contratação da empresa que realizará a modelagem técnica e financeira para a concessão”.

 

Segundo Gustavo, a próxima etapa do projeto será a entrega final dos estudos do PMI, prevista para de maio de 2013. “Com isso, será possível finalizar a modelagem da concessão. A nossa expectativa é que o edital possa ser encaminhado à consulta pública até o final julho de 2013 e que a concessão tenha seu início em 2014”, acredita.

 

Além de Gustavo Palhares, também participaram do painel “Modelos de concessão para sistemas de transporte público” o professor da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, a representante da Secretaria de Transporte e Obras Públicas, Samira Marques, e o advogado da Azevedo Sette Advogados, Gustavo Rocha.

 

Fonte; Agência Minas

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