Em 12/03/2013 às 18h43 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), promoveu nesta terça-feira (12), no Palácio Tiradentes, a quinta reunião de trabalho do Programa de Revitalização e Fortalecimento das Associações Microrregionais. O encontro foi presidido pelo vice-governador, Alberto Pinto Coelho, e contou com a presença de representantes das 42 Associações de Municípios do Estado.
Durante o evento, foi apresentada às Associações proposta de parceria para incentivar os municípios do Estado a alcançar os Objetivos do Milênio, desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000 e repactuados pelo Governo de Minas em 2012 com metas mais ousadas aos oito “Objetivos” já existentes e criando uma nona meta relacionada à Segurança Pública.
A parceria visa incentivar as instituições que representam os municípios mineiros a realizarem um levantamento regional dos Objetivos que ainda não apresentam resultados satisfatórios. Com esse diagnóstico, o Governo de Minas vai agir de forma a priorizar ações que possam melhorar estes indicadores e podendo assim cumprir estas metas até 2015.
O vice-governador Alberto Pinto Coelho destacou o vanguardismo do governo mineiro ao instigar e se comprometer em alcançar metas mais ousadas que vão além dos Objetivos do Milênio.
"Nós não teremos êxito se a voz de Minas não for ecoada e não tiver a ressonância e comprometimento de todos agentes públicos. Ressalto a importância de sairmos dessa reunião com compromissos acertados. Como o governador Antonio Anastasia determinou, trabalharemos cada vez mais para avançar além das metas propostas pela ONU. Nosso objetivo é transformar Minas Gerais no melhor estado para se viver", enfatizou o vice-governador.
Minas Gerais foi o primeiro Estado do mundo a repactuar com a ONU os Objetivos, uma vez que já tinha cumprido as metas estabelecidas antes do prazo estabelecido pela entidade. Com isso, Minas Gerais tem até o ano de 2015 para cumprir estas novas exigências estabelecidas.
Além da proposta da parceria com as Associações de Municípios para fortalecer o cumprimento dos Objetivos do Milênio, a reunião também contou com a apresentação das ações do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea) feitas pelo seu presidente, Dom Mauro Morelli.
Reunião com as Associações
As reuniões de trabalho tem o objetivo de alinhar as políticas públicas do Estado com os municípios através da articulação com as Associações Microrregionais. Durante os encontros são apresentados programas do governo mineiro o em diferentes áreas que podem ser potencializadas com a participação e o apoio das Associações de Municípios.
Para o secretário-adjunto da Sedru, Alencar Santos Viana, esta iniciativa vem proporcionando a potencialização dos programas estaduais junto as cidades mineiras. “As Associações são grandes parcerias do Estado na realização de nossas políticas. Desde 2009 o Governo de Minas visa fortalecer estas entidades que são nosso elo com os municípios. Desta forma, a Sedru realiza periodicamente encontros para apresentar ações governamentais que podem ser realizadas e intensificadas em parceria com as Associações Microrregionais”, disse.
Fonte: Agência Minas