Em 08/03/2013 às 08h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Relatório do movimento Todos pela Educação destaca alto desempenho de estudantes mineiros

Alunos do 5º e do 9º anos do ensino fundamental tê

Alunos do 5º e do 9º anos do ensino fundamental tê

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Um relatório publicado nesta quarta-feira (06) pelo movimento Todos Pela Educação confirmou os bons resultados da educação mineira nos últimos anos. De acordo com o documento “De olho nas Metas”, no qual a organização faz o acompanhamento de indicadores educacionais do país, Minas Gerais figura nas primeiras posições nos índices relacionados ao desempenho dos estudantes em Português e Matemática, ao contrário da média geral nacional, que revela um baixo resultado no aprendizado destas matérias.

 

O texto divulgado diz respeito à terceira meta, de um total de cinco estabelecidas pelo movimento, que sugere que todo aluno deve ter aprendizado adequado à sua série. Entre os alunos do 5º ano do ensino fundamental, o índice de estudantes mineiros que atingiram o que a organização considera adequado foi de 55,1%. Já em Matemática, esse percentual foi de 53,7%. Esses índices garantiram a posição de Minas Gerais no segundo lugar do ranking de desempenho em Português entre os estados, atrás apenas do Distrito Federal, e em primeiro lugar em Matemática considerando todas as redes.

 

Segundo a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, o levantamento feito pela organização confirma o que as avaliações educacionais apontam nos últimos anos.

 

“Em todos os indicadores, Minas Gerais sempre aparece como um dos estados que tem mais qualidade na educação. Prova disso é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que colocou a rede estadual mineira como a melhor do país nos anos iniciais, com índice 6, compatível com os de países desenvolvidos”, afirmou. “Os bons resultados, detectados em quaisquer tipos de avaliações educacionais nacionais, provam sempre que as políticas mineiras para a educação têm apontado para o aumento da qualidade da educação básica”, completou.

 

Ainda segundo a avaliação do movimento, no 9º ano, Minas Gerais está no primeiro lugar do ranking do percentual de estudantes que têm o nível considerado adequado de acordo com critérios estabelecidos. Neste nível, em Português, Minas está entre os seis estados que alcançaram a meta. Segundo a secretária Ana Lúcia Gazzola, embora Minas esteja no topo do ranking na fase final do ensino fundamental, ainda há muito a ser conquistado e os programas de governo miram esse avanço.

 

“Nós figuramos no topo do ranking dos anos finais do ensino fundamental, mas nessa fase, assim como no ensino médio, temos muito ainda a crescer. Nosso objetivo é continuar sendo referência educacional no Brasil e os nossos projetos buscam garantir que o estudante tenha qualidade cada vez maior em todas as fases da educação básica”, explicou Ana Lúcia.

 

Outro indicador apontado pelo relatório é o percentual de municípios de cada estado que cumpriram as metas. No 5º ano do ensino fundamental, 80% dos municípios mineiros cumpriram as metas estabelecidas pela instituição em Português e 91,4% cumpriram as metas para Matemática.  No Brasil, esse percentual foi de 49,1% e 69,1%, respectivamente. No 9º ano, 75,1% dos municípios mineiros cumpriram as metas em Português e outros 41,6% cumpriram as metas em Matemática. Esse percentual, no Brasil, foi de 55% e 28,3%.

 

Na avaliação do 3º ano do ensino médio em Português, apenas 29,2% dos alunos do país como um todo atingiram o resultado considerado adequado; em Minas, o índice de 35,6%. O Distrito Federal, com 40,3% dos alunos dentro dos níveis considerados aceitáveis, foi o campeão deste ranking. Já na avaliação do 3º ano do ensino médio em Matemática, apenas 10,3% do país atingiram o resultado considerado adequado. Em Minas, o número foi de 15,4%. O melhor Estado neste ranking, Rio de Janeiro, atingiu 16,6%.

 

Ensino médio no centro das atenções

 

O ensino médio, em Minas Gerais, é uma das prioridades da Secretaria de Estado de Educação para 2013. Segundo a secretária Ana Lúcia, essa etapa da educação é “um desafio para todos os estados e também para outros países”. Para garantir avanços, Minas implantou em 2012 o projeto pioneiro Reinventando o Ensino Médio, que busca remodelar o currículo dessa etapa educacional, aproximando o estudante do mercado de trabalho e tornando esse nível de ensino mais atrativo para o estudante.

 

No programa, além das disciplinas tradicionais, o aluno pode optar por uma área de empregabilidade na qual ele terá um primeiro contato com o mercado de trabalho. O projeto teve início em 11 escolas da região metropolitana de Belo Horizonte e, em 2013, chegou a 133 escolas do ensino médio do estado. Em 2014, será universalizado para as 2.187 escolas da rede estadual que oferecem o ensino médio.

 

Programa de Intervenção Pedagógica

 

Outra iniciativa essencial na consolidação dos bons resultados da Educação mineira, nos anos iniciais do ensino fundamental, é o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP). Criado em 2007, foi o principal programa do Governo para garantir que Minas seja hoje referência nessa etapa do ensino.

 

No PIP, analistas educacionais do órgão central da Secretaria e das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do Estado fazem visitas regulares a escolas, sobretudo aquelas que apresentam resultados mais preocupantes. Os analistas propõem estratégias de intervenção na gestão educacional e acompanhamento das escolas.

 

Em 2012, o programa foi ampliado e atua também em escolas dos anos finais do ensino fundamental. Com mais de 2,3 mil profissionais, o PIP atende hoje a mais de 1,3 milhão de estudantes da rede estadual e, a partir deste ano, vai chegar também a estudantes das escolas municipais mineiras.

 

Fonte: Agência Minas

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